Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Domingo, 15 de janeiro de 2012, 13h56

Rio de Janeiro contabiliza 30 cidades prejudicadas pelas chuvas e quase 17 mil pessoas fora de casa


Rio de Janeiro – A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro informou, em balanço divulgado no dia (14), que o número de pessoas desalojadas e desabrigadas no estado, em função das chuvas dos últimos dias, somam 13.342 e 3.620, respectivamente, em 30 cidades fluminenses.

A maioria dos municípios afetados por enchentes de rios e por deslizamentos de terras desde o início do ano é das regiões norte e noroeste do estado, que concentram 12.029 dos desabrigados e 2.891 dos desalojados. Cardoso Moreira é o município com o maior número de pessoas prejudicadas.

Já 22 dos 24 óbitos são de Sapucaia, município da região centro-sul, onde, no distrito de Jamapará, na madrugada da última segunda-feira (9), um barranco despencou arrastando oito casas. A área foi interditada pela Defesa Civil municipal e 40 famílias estão sem poder voltar para casa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sapucaia, todas as vítimas da tragédia foram localizadas e os bombeiros já deixaram o local. "Agora, entra o trabalho de assistência social", afirmou o engenheiro Marco Antônio Teixeira, que continuará fazendo a vistoria de casas no distrito.

Na avaliação da Defesa Civil Estadual, também está baixando o nível de água dos rios nas localidades inundadas, como o distrito de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes. No local, uma rodovia que servia como dique rompeu e obrigou a retirada de quatro mil moradores.

"Em Três Vendas, o Rio Paraíba está baixando bem. Já está em 8.98 metros e isso faz a água sair", disse o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira. Amanhã (15), o órgão pretende colocar bombas para retirar parte da água e começar a limpeza da área.

A previsão para este final de semana no estado do Rio é de chuvas no litoral sul, na região serrana e no Vale do Paraíba, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Também há possibilidade de chover na Zona da Mata de Minas Gerais, onde nascem os rios que correm para o estado fluminense, como o Paraíba, e que têm causado enchentes no norte e noroeste. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114