Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sábado, 04 de fevereiro de 2012, 06h06

A ABNT faz alerta sobre o material escolar


O fator custo, geralmente, é o primeiro a ser observado na hora da compra de material escolar. Mas com tantas opções de modelos, estilos e cores no mercado para fazer a alegria das crianças e encher de dúvidas os pais, como escolher o melhor? Entra aí a palavra mágica para a decisão: segurança.

Não foi por acaso que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), atuando sempre na defesa do consumidor, publicou uma norma sobre segurança de artigos escolares. A ABNT NBR 15236:2009 - Segurança de artigos escolares é uma norma técnica que especifica requisitos de segurança dos materiais destinados a crianças menores de 14 anos, em atividades educativas em grupos ou individuais.

Refere-se a possíveis riscos não identificados prontamente pelos usuários, mas que podem surgir de seu uso normal ou em conseqüência de abuso razoavelmente previsível.

“É o caso, por exemplo, de produtos que contenham plastificante com presença de ftalatos, ou que apresentem pontas agudas ou mesmo bordas cortantes”, informa Ricardo Carrijo, coordenador da Comissão de Estudo de Material de Ensino e Aprendizagem do Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (ABNT/ONS-27), mantido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

Os requisitos estabelecidos na norma compreendem malas, lancheiras, mochilas, apontadores e todos os tipos de canetas, lapiseiras, giz de cera, pincéis, tintas, borrachas, colas, corretores adesivos ou a tinta e tesouras, entre outros, mas sem levar em conta as embalagens descartáveis desses produtos.

As características de outros materiais escolares, como livros didáticos, cadernos e lápis, também são definidas em normas técnicas, para que apresentem a qualidade e o desempenho esperados. O mesmo ocorre com os uniformes escolares, que devem ser fortes o bastante para suportar as atividades dos usuários, mas sem partes que possam machucá-los.

Uniformes e outros artigos

Os requisitos de desempenho e segurança para uniformes escolares são estabelecidos na ABNT NBR 15778:2009, que tem o objetivo de orientar fabricantes na escolha de tecidos e aviamentos. A norma alerta, por exemplo, que deve haver proteção interna da aba no zíper, exceto em jaquetas e zíperes invisíveis, para impedir que causem ferimentos na criança. Da mesma forma, o velcro deve ser posicionado de forma que sua parte mais macia seja voltada para a pele.A norma da ABNT ainda recomenda que seja evitado o uso de cadarços de amarração para capuz ou cintura, pois estes podem gerar enforcamento. Caso sejam utilizados, deve haver alerta em etiqueta, tag ou embalagem.

Ainda há normas específicas para outros artigos escolares, como cadernos, agendas e lápis. Confira:
· ABNT NBR 14869:2002 - Tecnologia gráfica - Livros didáticos – Especificações, que especifica os requisitos mínimos para livros didáticos (livro do aluno, livro do professor, caderno de exercícios e caderno de atividades), com a finalidade de garantir um produto adequado, com aparência, resistência e durabilidade necessárias para a sua finalidade de uso.

· ABNT NBR 15730:2009 - Tecnologia gráfica - Folhas soltas para uso escolar – Requisitos, que estabelece os requisitos para folhas soltas para uso escolar, quanto ao formato, características do papel utilizado no miolo e capa, número de folhas, impressão, acabamento e requisitos de segurança.

· ABNT NBR 15731:2009 - Tecnologia gráfica - Blocos de desenho – Requisitos. Esta norma estabelece os requisitos para os seguintes tipos de bloco: desenho branco, desenho creme, leiaute liso, milimetrado opaco, prancheta opaco margeado, vegetal liso e vegetal margeado quanto ao formato. Esta norma também estabelece as características dos materiais usados no miolo, nas capas e contracapas, número de folhas, impressão, acabamento e requisitos de segurança.

· ABNT NBR 15732:2009 - Tecnologia gráfica - Cadernos de cartografia e de desenho, universitários, espiralados ou colados ou grampeados ou costurados ou argolados – Requisitos, que estabelece os requisitos para os cadernos de cartografia e de desenho, universitários, espiralados ou colados ou grampeados ou costurados ou argolados, quanto ao formato. Esta norma também aponta as características dos materiais usados no miolo, nas capas e contracapas, número de folhas, impressão, acabamento e requisitos de segurança.

· ABNT NBR 15733:2009 - Tecnologia gráfica - Cadernos escolares espiralados ou costurados ou colados ou argolados ou grampeados, com capa dura ou capa flexível – Requisitos. Estabelece os requisitos para os cadernos escolares espiralados ou costurados ou colados ou argolados ou grampeados, quanto ao formato, características dos materiais usados no miolo, nas capas e contracapas, características do material utilizado nos índices e divisórias, se existirem, número de folhas, impressão, acabamento e requisitos de segurança.

· ABNT NBR 15818:2010 - Tecnologia gráfica — Agendas escolares — Requisitos. Esta norma estabelece os requisitos para agenda escolar espiralada ou costurada ou colada ou grampeada, quanto ao formato, características do papel utilizado no miolo, guarda e capa, número de folhas, impressão, acabamento e requisitos de segurança.

· ABNT NBR 6046:2009 - Tecnologia gráfica - Caderno de papel almaço – Requisitos, que estabelece os requisitos para cadernos de papel almaço quanto a formato, gramatura, fabricação, impressão e acabamento.

· ABNT NBR 15795:2010 - Lápis — Requisitos de desempenho, que especifica os requisitos mínimos de desempenho de lápis (grafite e cor) destinados a escrita, desenho e pintura, durante as condições previsíveis de uso.

A ABNT - A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é responsável pela publicação das Normas Brasileiras (NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) ou Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Os comitês são organizados numa base setorial, por área de conhecimento, ou para tratar de temas de normalização que interessem a diversos setores, como é o caso da Qualidade, da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social. Atualmente, a ABNT reúne mais de 160 comitês técnicos e mantém um acervo com cerca de 9 mil normas.

Visite: www.abnt.org.br; www.abnt.org.br/catalogo e www.abnt.org.br/consultanacional




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114