Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Sexta, 03 de fevereiro de 2012, 21h23

Operação Volta às Aulas busca orientar pais e crianças em relação a segurança e cuidados no trânsito


Para garantir a segurança das crianças que estão voltando às aulas, a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF) deram início esta semana à Operação Volta às Aulas.

As ações já começaram a ser desenvolvidas nas escolas particulares, onde o ano letivo começou na última segunda-feira (30). Na próxima semana, a operação deve ser feita nas instituições públicas. “Cada escola é tratada individualmente. O objetivo é orientar pais e crianças a respeito do trânsito e fornecer recomendações de segurança”, disse o coronel Eduardo Leite Sousa, comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar.

A atuação da polícia consiste na distribuição de cartilhas educativas, palestras em sala de aula e policiamento nos perímetros das escolas. O diretor de Educação de Trânsito do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Marcelo Granja, disse que “não só o público escolar, como todos os outros motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito e na rotina com a volta às aulas”.

Para ele, a atenção deve ser redobrada nas proximidades das escolas, já que mais crianças e adolescentes estarão nas ruas, seja como pedestres ou dentro dos carros e vans. “Estamos observando o uso do cinto de segurança e o respeito à faixa de pedestres.”

Nesse período, os pais devem se preocupar e estar atentos na hora de contratar um serviço de transporte escolar. O veículo deve ser vistoriado com frequência e estar de acordo com normas estipuladas pelo Detran. “Na contratação do transporte escolar, os pais devem verificar se o veículo e o condutor estão credenciados pelo Detran, observar se a quantidade de cintos de segurança equivale ao número de passageiros e vários outros pontos”, completou Granja.

De acordo com o diretor, até o momento, a operação já foi realizada em cerca de 20 escolas. “São 300 escolas particulares e 640 escolas públicas envolvidas na operação”, explicou o diretor.

A ação faz parte do programa Muita Calma Nessa Escola, iniciada em julho do ano passado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114