Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 01 de fevereiro de 2013, 17h08

Bloco carnavalesco produz o maior picolé do Brasil


Com 2,73 m de comprimento e 227,1 kg, sorvete gigante foi distribuído gratuitamente à população de João Pessoa – PB, pelo Bloco Picolé de Manga

O Bloco Picolé de Manga entra para o RankBrasil através de um recorde inusitado e curioso, que fez a festa da população de João Pessoa, capital da Paraíba. Para comemorar os 20 anos de atividade, a agremiação carnavalesca produziu um refresco congelado de manga, com 227,1 kg, superando a antiga marca brasileira, que era de 53 kg.

As dimensões do sorvete gigante também impressionam: no total foram 2,73 m de comprimento, sendo 2,01 m do picolé e 72 cm da parte de fora do palito, e aproximadamente 58 cm de largura. O título nacional foi registrado pelo fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, que acompanhou o processo de fabricação, aferindo as medidas.

Após a oficialização do recorde, que aconteceu em 1° de fevereiro de 2013, o sorvete foi fatiado, colocado em recipientes plásticos, com colherinhas, e distribuído gratuitamente à comunidade em geral e convidados presentes para degustação. Centenas de pessoas participaram da festa, que aconteceu na avenida Trincheiras, em frente ao Posto Tropicana.

“O picolé gigante foi mais uma surpresa como parte das comemorações dos 20 anos do bloco”, destaca o diretor, Lucélio Cartaxo. Segundo ele, este ano o evento foi diferenciado com o registro oficial do título brasileiro. “O RankBrasil é um sistema sério, com 13 anos de credibilidade, e estamos felizes por mais este marco na história de um bloco que só cresce com o passar dos anos”, completa.

Produção diferenciada
Para a produção do refresco congelado, a agremiação de Carnaval contou com a parceria da Casitus Sorvetes, Polpa Ideal, Açúcar Alegre e Dicoplast. De acordo com a proprietária da Casitus e nutricionista que supervisionou os trabalhos, Renate Negreiros, o picolé apresentado corresponde a aproximadamente oito mil picolés de tamanho normal.

Feito com a própria fruta, o sorvete gigante é resultado da utilização de 180 litros de água, 100 kg de polpa, 45 kg de açúcar e 5 kg de amido de milho. Conforme Renate, a mistura foi preparada em um liquidificador industrial e colocada em uma fôrma de inox (sob medida), sendo congelada à temperatura de -22°C por uma semana.

“A maior dificuldade de fabricar um sorvete deste tamanho é a atenção minuciosa com a quantidade de ingredientes usados, sempre com o objetivo de preservar o sabor como o de um picolé tradicional”, destaca a nutricionista. Ela comenta que outro obstáculo está relacionado ao transporte. “Pelas dimensões, é necessário cuidado especial para não quebrar o refresco congelado”, diz.

Sobre o recorde brasileiro, Renate afirma que entrar para o RankBrasil é uma maneira de empresas e municípios ficarem mais conhecidos no país, além da participação em uma competição saudável. “A antiga marca de maior picolé nos motivou a produzir um sorvete ainda maior e agora fica o desafio para outras cidades superarem nosso título”, finaliza.

Bloco Picolé de Manga
O bloco carnavalesco teve início em 1994, quando um grupo de amigos resolveu organizar um pequeno ‘cordão’ para brincar em uma noite das prévias do Carnaval de João Pessoa. Para economia e comodidade, os participantes contrataram um carrinho de picolé, abastecido de refrigerantes e cervejas. Ao final da festa, batizaram o grupo como Bloco Picolé de Manga.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114