Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Terça, 08 de abril de 2014, 14h27

No dia 8 de abril, Instituto Ronald McDonald completa 15 anos


  No dia 8 de abril, o Instituto Ronald McDonald completa 15 anos de dedicação à causa do câncer infantojuvenil. Desde sua fundação em 1999, a organização faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC) que está presente em 58 países e tem como missão, criar e apoiar programas que melhoram diretamente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescente de todo mundo.

O Instituto Ronald McDonald tem ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Nesses 15 anos, tem atuado em prol da cura do câncer infantojuvenil. A doença é a primeira causa de morte por enfermidade na faixa etária de 5 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os programas apoiados pelo Instituto Ronald McDonald beneficiam anualmente cerca de 30 mil crianças adolescentes e seus familiares. Com isso, a instituição tem contribuído para aumentar as chances de cura da doença que há 30 anos era de cerca de 15% e atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Segundo o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, a organização trabalha com a articulação de uma rede de instituições parceiras que atuam pela mesma causa nas diversas regiões geográficas brasileiras e destina recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. “Estamos muito orgulhosos por celebrar esses 15 anos, mas nossas conquistas continuam ano após ano. Com toda a mobilização, temos condições e queremos cada vez mais mudar o cenário da doença no Brasil, afinal é preciso erradicar o câncer infantojuvenil e humanizar o tratamento com o carinho e a atenção que nossas crianças e adolescentes merecem”, afirma Francisco.

Envolvimento com a causa

À frente do Instituto Ronald McDonald, o superintendente Francisco Neves, iniciou seu envolvimento com a causa por meio de uma experiência pessoal.

O seu filho mais jovem foi diagnosticado com câncer e para o seu tratamento não havia esperanças no Brasil. Amigos e parentes da família se mobilizaram para ajudar e fazer com que buscassem tratamento no exterior. Por três meses, enquanto o filho se tratava no Memorial Hospital de Nova York, a família ficou hospedada em uma Casa Ronald McDonald. Infelizmente, o garoto não resistiu, mas a família junto a parentes e amigos iniciou uma luta para que crianças e adolescentes com câncer e seus familiares tivessem no Brasil as mesmas condições de tratamento e apoio. Com o ocorrido, ele buscou iniciativas para ajudar outras famílias cujos filhos recebem o diagnóstico da doença. E assim foi fundada a primeira Casa Ronald McDonald do Brasil e, posteriormente, o Instituto Ronald McDonald.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114