Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Terça, 15 de abril de 2014, 09h20

Biblioteca Estevão de Mendonça promove tarde literária


A programação está de rica atividades para 240 crianças de sete a 10 anos, com o projeto Troca de Livros, oficinas literárias e de música, além da Peça teatral Nosso Amiguinho

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”, e o escritor brasileiro Monteiro Lobato cumpriu o que disse, quando em 1926, em carta, disse essa frase histórica ao amigo Godofredo Rangel. Lobato criou obras em que encantam o público infanto-juvenil brasileiro há várias gerações e nada melhor do que ele para abrir a comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, entre os dias 15 e 16 de abril, com atividades literárias infantis gratuitas, às 14h e 15h.

"Um país se faz com homens e livros", tal como disse Monteiro Lobato, e a Biblioteca preparou uma programação rica para crianças de sete a 10 anos, com o projeto Troca de Livros, oficinas literárias com a escritora e poetisa Luciene Carvalho, e com a professora de música Patrícia Ribeiro, além da peça teatral estrelada pelo grupo da Revista Nosso Amiguinho, que abre a programação nesta quarta-feira, às 14h.

O Dia Nacional do Livro Infantil na verdade é comemorado no dia 18 de abril, e a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, localizada no Palácio da Instrução, em Cuiabá, abre suas portas e receberá pelo menos 240 alunos da rede pública municipal de dois colégios: o Caique - Gonçalo Domingos de Campos, do bairro Jardim Alá, de Várzea Grande, e a Escola Professora Lenine de Campos Póvoas, do bairro Jardim União, de Cuiabá.

A ação faz parte de um projeto que acontece há 15 anos na Biblioteca e tem como meta principal atender escolas para conhecer o espaço e serviços ofertados. “Isso é importante, pois a política de acesso ao livro de forma gratuita gera oportunidade de novas leituras, informações e conhecimentos. Tudo de forma prazerosa devido a escolha livre do livro por meio da troca. Ainda promove a economia com leitura de novos títulos, sem custo”, destacou a coordenadora da Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas, Salime Marques Daige.

A Biblioteca Pública é uma ferramenta imensurável, formadora de leitores, por sua vez deve oferecer ao seu público atividades de incentivo a leitura que provoquem o usuário a percebê-la como fonte de conhecimento e cidadania, por meio do projeto Troca de Livros.

Troca de livros

Tem contos de suspense, romance, ficção, poesias e poemas, entre outros da literatura mundial. Livros como o clássico brasileiro “O Guarani”, de José de Alencar”, as literaturas mato-grossenses “Matrinchã”, de Luiz Renato, e “O Bugrinho” , de Daniela Freire, ainda o nacional de poesias de Maisa Cristina, “Ilusões de amor”. O americano “Lua Nova”, da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, também é encontrado para a troca, e muito mais que somam 40 livros à disposição.

O projeto é para o ano inteiro e é claro que a cada dia uma nova literatura estará a disposição.

Revista Nosso Amiguinho

Esta é uma revista infantil com 60 anos de trajetória e que tem contribuído para a formação do caráter e desenvolvimento cultural, físico e social das crianças do Brasil. Nosso Amiguinho possui histórias, curiosidades, passatempos, brinquedos para recortar e montar, além de muita diversão.

Nosso Amiguinho é parceiro da Secretaria de Estado e Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), que juntos promovem esta empreitada, que tem como base ações incentivadoras pelo Instituto Pró-Livro. Segundo a bibliotecária Ana Heloíza, o Instituto traçou no ano de 2012 um perfil dos leitores brasileiros e identificou que crianças de sete a 10 anos tem maior acesso ao livro, sendo utilizado como instrumento de cultura e transformação.

Programação

15.04 - Peça teatral Nosso Amiguinho
Horário 14h

15.04 - Oficina - Música nas Histórias infantis – com a facilitadora Patrícia Ribeiro
Horário 15h

16.04 - Workshop criando personagens para histórias infantis- com a facilitadora Luciene Carvalho
Horário 14h

16.04 - Gincana literária
Horário 14h

16.04- Recriando personagens com dobraduras
Horário 15h  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114