Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Quinta, 24 de abril de 2014, 07h04

Museus, memória e ativismo são temas de debate


 

O Curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu as inscrições de trabalho para o “2º. Seminário Internacional Museus, Memória e Ativismo”, a ser realizado de 27 a 30 de Maio de 2014, na UFG. As inscrições de trabalhos estão abertas a profissionais e estudantes de Graduação e Pós-graduação, até o dia 20 de Abril de 2014.

É destinado a profissionais e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento que tenha afinidade com temática geral do evento e dos Grupos de Trabalho, além de militantes, produtores culturais e representantes do poder público.

O evento se propõe a ser um fórum de debates sobre as relações entre museus, memória e ativismo. Para tal, almeja integrar reflexões teóricas, perspectivas metodológicas e práticas alicerçadas na democratização da construção da memória em meio à luta por Direitos Sociais.

Mediante a constatação inequívoca acerca da pluralidade de possibilidades que caracteriza tal relação, o evento foi programado de forma a integrar representantes dos mais distintos segmentos da sociedade a se interessarem por esta temática.

Para tanto, foram convidados representantes do poder público, intelectuais e pesquisadores de várias regiões do país e de fora do Brasil, ativistas e estudantes, os quais irão discutir acerca de suas perspectivas e dos limites que envolvem o campo em que exercem sua militância.

Assim, o evento se coloca como um espaço de troca entre comunidades que concebem o museu como instrumento de mudança social. As atividades serão organizadas em oficinas, conferências, mesas redondas e pôsteres, contando com a presença de intelectuais acadêmicos e comunitários.

Cronograma

Os Grupos de Trabalho são os seguintes: GT 01 - A Museologia como ciência social? Movimentos sociais, ativismos e políticas de representação; GT 02 - Museus como espaço de democratização da memória social; GT 03 - Museus, Redes de Colaboração Comunitária e Desenvolvimento e GT 04 - Museus, Diversidade Sexual e Étnica.

Serviço

Os interessados devem visitar o site http://semimufg.webnode.com/, preencher o formulário disponível e enviar para o endereço museusmemoriaeativismo@gmail.com.

Inscrições de Trabalho: 28 de Março a 27 de Abril de 2014 (prazo prorrogado)

Resultado da Seleção de Trabalhos: 30 de Abril de 2014

Apresentação de Trabalhos: 28 e 29 de Maio de 2014

Inscrição de Ouvintes: 27 de Maio de 2014




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114