Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 20 de agosto de 2014, 19h07

Orquestra de Mato Grosso e Teatro Mosaico embarcam nas aventuras de Dom Quixote


Um herói de mais de 400 anos que possui um desejo extraordinário de salvar o mundo inspira a Orquestra do Estado de Mato Grosso, em mais um desafio de revelar a música que transita entre o universo cênico e literário. Aliado ao amigo Sancho Pança, Dom Quixote encantará a plateia cuiabana nas apresentações dos Concertos Oficiais de agosto que ocorrem neste sábado e domingo (23 e 24), às 20h e 19h, respectivamente, no Cine Teatro Cuiabá.

Foto: Protásio de Morais

Na tarefa de reviver este clássico da literatura universal, o diretor artístico da OEMT, Leandro Carvalho e o ator Sandro Lucose adaptaram O Retábulo de Mestre Pedro, do compositor Manuel de Falla. A obra, encomendada a ele pela Princesa de Polignac é, originalmente, uma pequena ópera representada no teatro de marionetes: o teatro dentro do teatro. A peça revela o interesse do compositor pelas fontes da música antiga espanhola, marcando a transição da influência andaluza para uma linguagem mais neoclássica, de grande poder teatral.

No "Retábulo" – que significa aqui "teatro de bonecos" ou "teatro de marionetes", Mestre Pedro apresenta a história em uma taberna. A história provém do romanceiro carolíngio e do mundo dos "cantares de gesta": a libertação de Melisendra, filha do imperador Carlo Magno, prisioneira dos mouros de Zaragoza. De acordo com o diretor artístico, Leandro Carvalho, na partitura, De Falla emulou a mistura de estilos literários que utilizou Cervantes. "Ele compôs sua obra a partir de material de diferentes épocas e estilos, combinando música folclórica, litúrgica e de vanguarda", explica.

Para a empreitada mato-grossense, Sandro Lucose, o bonequeiro Carlão Gattaz e o ator Ricardo Taveira apostarão no teatro de mamulengos. Segundo Lucose, o teatro de fantoches será uma cartada para contar a história da princesa Melissendra. "E teremos de tudo, comédia e drama, a fim de emocionar e fazer pensar o público de qualquer idade. Essa é uma grande oportunidade não só para a plateia cuiabana, como também para os artistas envolvidos, músicos e atores. Creio que a ousadia de ter teatro/cena a serviço de uma orquestra é algo que merece um bom registro para o os anais do teatro brasileiro".

Para intensificar a carga dramática das apresentações do final de semana, a Orquestra do Estado de Mato Grosso exibe também, uma das principais composições de um dos maiores nomes da música de concerto no mundo, o alemão Richard Wagner.

Polêmico, com personalidade forte e controvertida, Wagner é alvo de especulações ao longo do tempo, e é homenageado a partir da execução de Idílio de Siegfried WWW103. A obra dedicada à ocasião do aniversário da esposa Cosima (filha de Franz Liszt) – escrita no nascimento do filho Sigfried-, em 1870, é considerado um poema sinfônico cheio de lirismo e em muitos momentos assume um tom bucólico.

A primeira apresentação desta obra ocorreu no dia de natal (e também aniversário de 33 anos de Cosima). Dentre os 17 músicos reunidos na escadaria que dava para o quarto de sua esposa, estava o grande maestro Hans Richter atuando como trompetista (Wagner se ocupou em reger o pequeno grupo). Apenas em 1878, Wagner expandiu a instrumentação, modificou o titulo, e publicou a obra.

Os ingresso para os concertos deste fim de semana estão disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá e no site www.igresso.com e custam R$10 e R$5 (meia entrada).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114