Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 22 de agosto de 2014, 15h01

Mary del Priore lança a história do sobrenatural e do espiritismo no Brasil


Um trabalho de pesquisa e investigação que só uma historiadora como Mary del Priori consegue realizar. Ela estará na próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo para falar sobre este lançamento e como é o processo de trabalho de uma historiadora na conversão do seu conhecimento em palavras.

Mary del Priore, uma das maiores historiadoras do Brasil, realiza um primoroso trabalho sobre o universo oculto das religiões. O espiritismo e o sobrenatural, aspectos essenciais e peculiares da nossa sociedade, ganham uma obra que conta como surgiram todas as nossas crenças e histórias que ouvimos todos os dias sobre o que há “do outro lado”. Para entender nossa relação com o desconhecido, a Editora Planeta lança Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo, com a marca registrada de Mary Del Priore: qualidade nas pesquisas e uma escrita objetiva e esclarecedora. E a curiosa adoração que o brasileiro tem por Allan Kardec, que mesmo em seu país, a França, não é tão conhecido.

E no dia 25 de agosto, às 18h, dentro da programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Sesc - SP, parceiro da Câmara Brasileira do Livro, e a Editora Planeta trazem Mary del Priore para um bate-papo com os fãs e uma sessão de autógrafos. As senhas para os autógrafos serão retiradas no caixa, mediante a compra do livro ou a apresentação do mesmo, a partir do dia 22/8, no estande da editora, localizado na Rua H, nº 300 (entre as ruas G e I).

A obra trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando, sobretudo, no desenvolvimento do espiritismo, além de abordar fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as “mesas volantes” e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram.

Numa época em que o catolicismo se mostrou decadente, surge espaço para o misticismo e a curiosidade da sociedade brasileira em saber o que acontece e como é o “outro lado”. Cartomantes, curandeiros e exorcistas também têm sua importância na história do sobrenatural do nosso país. O livro trata, dentre outras coisas, os inimigos que o misticismo enfrentou, como a Igreja Católica e alguns setores da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar e satirizar o que parecia ser uma ameaça às tradições católicas.

Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, o novo livro de Mary del Priore, Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer cada vez mais um pouco da história de nosso país.

Mary del Priore: ex-professora de história da USP e da PUC/RJ, pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, possui mais de 40 livros publicados e é vencedora de vários prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala, APCA e Ars Latina, entre outros.


Serviço
Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo
Mary del Priore
Editora Planeta
ISBN: 978-85-422-0405-6
Não-Ficção/ brochura/ 16x23/ 208 páginas
R$ 34,90 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114