Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quinta, 28 de agosto de 2014, 11h09

Concertos Didáticos 2014 levam estudantes para o Cine Teatro Cuiabá


Assim como Dom Quixote inspirou-se pelas histórias dos livros e vivenciou grandes aventuras, alunos de 20 escolas da rede pública mato-grossense têm ultrapassado os limites do ambiente escolar para experimentar momentos inesquecíveis proporcionados pela fusão das artes cênicas, literatura e a música de concerto. Até o dia 29 de agosto, no Cine Teatro, eles assistem à adaptação de “O Retábulo do Mestre Pedro”, pela série de Concertos Didáticos.

Foto: Protásio de Morais

Alcançados por um dos projetos de cidadania mais eficazes e especiais da OEMT, eles têm sido preparados em sala de aula para o grande momento. Toda a experiência é pautada pelas aventuras do cavaleiro andante, criação de Miguel de Cervantes.

Em julho, centenas de professores que atuam nos distritos de Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, Diamantino, Várzea Grande e Cuiabá chegaram ao Cine Teatro para as Oficinas Preparatórias da série, que anualmente, desde 2006, antecedem os Concertos Didáticos. Como o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a atividade recebeu certificação do órgão estadual. E assim, todos educadores foram subsidiados com conteúdo teórico repassado pelo Núcleo Pedagógico da OEMT. Mais tarde, cada uma das 20 escolas recebeu um kit didático contendo livros, CDs e DVDs.

Com o material em mãos, a comunidade escolar das unidades participantes iniciou uma verdadeira empreitada rumo ao conhecimento embasado pela arte. Os professores então, se lançaram no desafio de aplicá-las em todas as disciplinas. Foi assim que Dom Quixote marcou presença no cotidiano escolar, das aulas de matemática à educação artística.

Sobre a participação no projeto, a coordenadora pedagógica Mariuce da Costa Campos, a interdisciplinaridade foi ponto de partida. “Essa é uma grande oportunidade para toda a sociedade e em especial para a classe estudantil. Professores de arte, ciências exatas e humanas, cada um a seu modo, trabalharam a obra de Miguel de Cervantes em sala de aula. O foco esteve sempre na absorção da obra e claro, para a preparação para os concertos no Cine Teatro Cuiabá. Todos se envolveram”, diz a profissional da Escola Municipal Maria Dimpina Lobo Duarte, de Cuiabá.

Um dos alunos desta escola revela que as aventuras do cavaleiro andante têm lhe dado um grande estímulo. “Eu tenho aprendido que Dom Quixote foi um homem sonhador, que acreditou nos seus sonhos e seguiu em frente. Espero que essa mensagem seja um grande incentivo para todos os estudantes”, diz Renan Gabriel, estudante do 7° ano.

Por meio da Lei de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura, a série de Concertos Didáticos 2014 conta com os patrocínios do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Agro Amazônia Sistemas Mecanizados e Agro Amazônia Produtos Agropecuários. A OEMT já apresentou importantes obras da literatura universal a aproximadamente 80 mil estudantes mato-grossenses de mais de duas centenas de escolas públicas e particulares.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114