Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Sexta, 10 de outubro de 2014, 10h32

Comércio se prepara para o ‘Dia da Criança’


O 12 de outubro está inserido no calendário de datas importantes em nosso pais e, para o comércio é um momento de aquecer as vendas de brinquedos e produtos infantis. Em Várzea Grande, os lojistas estão apostando na data e por essa razão já aumentaram o estoque para atender a clientela.

Joice da Silva, vendedora de uma loja de departamento, localizada na Avenida Couto Magalhães conta que a filha de três anos pediu uma boneca, mas ela é quem vai escolher o presente. “Essa é uma idade em que a criança já sabe o que quer e não adianta a gente tentar mudar a idéia na escolha do presente”.

Ela disse ainda que em Várzea Grande encontra presentes de todo o gosto e de todo preço. “As lojas do nosso município tem de tudo, e nem precisamos andar muito longe, na região central além das lojas especializadas em brinquedo, se tem ainda a opção de se comprar um bom presente, no shopping popular”, comentou.

O mercado de brinquedos no Brasil é um dos mais aquecidos no mundo, com um aumento de vendas em média de 15% a cada ano, superando em números o crescimento de países desenvolvidos como França, Espanha e Inglatera.

 

HISTÓRICO

O Brasil foi o primeiro país a ter uma data especial para as crianças. A idéia veio do político Galdino do Valle Filho, que teve sua proposta aprovada pelo presidente Arthur Alves – oficializando o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças, por meio do decreto n°4.867, de 5 de novembro de 1924.

Foram décadas para que a data caísse no gosto dos brasileiros. O Dia das Crianças só entrou no calendário das festas no ano de 1960, quando empresas de produtos infantis fizeram uma promoção para aumentar vendas – daí o simbolismo da troca de presentes.

Dia das Crianças pelo mundo

Assim como no Brasil, alguns países também possuem uma data especial para os pequenos. Na Índia, é comemorado em 15 de novembro; já em Portugal, a data é 1° de junho.

Com tantas comemorações, existe uma data universal criada pela ONU (Organização das Nações Unidas): 20 de novembro, o dia em que foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. No documento, existe uma série de direitos válidos aos pequenos, como alimentação, amor e educação.

Comemorações diferentes

Existem alguns lugares do mundo com festas bem diferentes da nossa. No Japão, por exemplo, meninos e meninas possuem datas e tipos de festa diferentes. Elas festejam a “festa das bonecas’, em 3 de março. Já os meninos têm o 5 de maio para eles, e as famílias enfeitam as casas com bonecos guerreiros e bandeiras decoradas com carpas.

Na Nova Zelândia, a data é usada para as crianças homenagearem algum animal nativo do país.

Na Noruega, o Dia das Crianças é festejado junto às homenagens ao país (dia 17 de maio). Não há uma programação especial para os pequenos, mas eles participam dos desfiles de rua, levando a bandeira nacional nas mãos.

Na Turquia, a data possui uma programação muito interessante: os pequenos se tornam governadores do país por um dia – um momento muito aguardado pela criançada.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114