Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 13 de outubro de 2014, 18h33

Orquestra Sinfônica da UFMT faz concerto amanhã no Cine Teatro


A Orquestra Sinfônica (OSUFMT) da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) realizará concerto oficial na próxima terça-feira (14), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, sob a regência do maestro e professor de música do Departamento de Artes da UFMT, Isaque Lacerda. Na oportunidade, o público apreciará obras de Debussy, Pe. Maurício Nunes Garcia, Von Weber, Jean Sibelius e Richard Wagner. Os ingressos estarão disponíveis para venda no dia do concerto, a partir das 14h, na bilheteria do Cine Teatro.
O destaque do programa será a obra “Concertinho para clarinete e orquestra” de Carl Maria Von Weber (1786-1826), onde o clarinetista convidado Vinicius Fraga, também docente da UFMT, fará o solo. Além do concerto do dia 14, a OSUFMT fará em dezembro um grande espetáculo de final de ano chamado “Noite de Gala”. Na ocasião, a orquestra dividirá o palco com o corpo de baile do Opera Ballet, em um espetáculo inédito no estado de Mato Grosso que marcará a entrega da reforma do Teatro da UFMT.
O professor Isaque Lacerda já regeu a orquestra Sinfônica de Ponta Grossa e a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo atuado também como regente assistente em diversas apresentações do coro do Teatro Guaíra, também no Paraná. Participou como maestro interno do projeto de ópera Studio Ópera Illustrata, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (2002 e 2003) e dirigido por Neyde Thomas. Atualmente é professor de Regência, Percepção e Análise da UFMT.

Vinicius Fraga é doutor em Execução Musical, na especialidade de clarineta, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu trabalho de conclusão de curso foi um estudo comparativo de gravações de clarinetistas de todo o século XX e XXI nos Quintetos de Mozart e Brahms. Já participou de oficinas e festivais de música em Curitiba (PR), Vale Vêneto (RS), Fortaleza (CE), Canelas (RS) e Poços de Caldas (MG), tendo contato com professores como Paulo Sérgio dos Santos, Diego Grandene, Debora Bish (EUA) e Joaquin Valdepeñas (MEX). Desde 2013 é docente do curso de bacharelado em Clarineta pelo Departamento de Artes da UFMT.

O diretor Artístico da OSUFMT, maestro Fabrício Carvalho, enfatiza o convite à comunidade para este concerto e adianta que a próxima apresentação oficial será nas festividades de final de ano, em Noite de Gala, ocasião em que a Orquestra dividirá o palco com o corpo de baile do Opera Ballet, em um espetáculo inédito em Mato Grosso que marcará a entrega da reforma do Teatro da UFMT.
Programa
Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) – Abertura em Ré: O termo não se refere a uma peça musical que antecede a outra obra maior. Trata-se, na verdade, de uma composição autônoma. A conservação desta obra se deve exclusivamente às cópias de partes instrumentais preservadas por dois grandes músicos brasileiros, Manuel José Gomes e Sant’Anna Gomes. O Padre José Maurício Nunes Garcia era mestre de uma capela de uma igreja no Rio de Janeiro, durante o período do Brasil Colonial, e sua função incluía todas as atividades relacionadas ao fazer musical. O pároco foi autor de modinhas, óperas e peças sinfônicas.
Claude Achille Debussy (1862-1918) – Prélude à l'après-midi d'un faune (Prelúdio à tarde de um fauno): Foi escrita em 1892 e estreada em 22 de dezembro de 1894 na Société Nationale de Musiqué, em Paris, sob regência do maestro Gustave Doret. O célebre tema da flauta, que dá início à obra e que é repetido diversas vezes, é muito mais que melodia: trata-se de dramaturgia.
Carl Maria Von Weber (1786-1826) – Concertino para clarinete e orquestra, op. 26: Weber nasceu dezesseis anos antes de Beethoven e morreu um ano antes desse. É conhecido como o autor da verdadeira primeira grande ópera alemã do Romantismo, de nome “Der Freischütz”. A ele é creditada a invenção do romantismo de maneira geral, e da ópera nacionalista germânica em particular. O concertino para clarinete de Weber possui de 9 a 10 minutos. Inicia-se dramaticamente, como o tutti orquestral, mas em seguida apresenta um tema no clarinete, sobre o qual realiza variações, alternando entre caráter pastoris e energéticos.
Jean Sibelius (1865-1957) – Findândia op. 26: Estreada a 04 de novembro de 1899, pertencia originalmente a uma série de prelúdios escritos pelo compositor para “quadros históricos”. A obra divide-se em duas partes: o início, grave, solene, sugere a paisagem selvagem da natureza, a beleza de suas florestas e lagos, assim como a bravura do povo finlandês. Em seguida temos explosões de fanfarras com temas marciais, onde predomina uma música vibrante. Mais ao fim se ouve uma serena melodia que constitui hino patriótico. Ao final, predomina o tema marcial encerrando a obra de forma apoteótica, conclamando o forte orgulho patriótico do povo.
Richard Wagner (1813-1883) – Os Mestres cantores de Nüremberg – Abertura: Após cinco anos trabalhando na partitura da ópera, em período bastante conturbado de sua vida privada, Wagner tem sua obra estreada a 21 de junho de 1868 no Teatro da Corte em Munique. Os primeiros esboços da ópera datam 1845.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114