Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 20 de outubro de 2014, 14h37

Filme Tatuagem será exibido nesta terça-feira


Clécio, líder do grupo teatral Chão de Estrelas, que provoca a moral estabelecida com seus espetáculos anárquicos, se envolve com um jovem militar em plena ditadura. Esse é o mote de “Tatuagem” (2013, 110 minutos), de Hilton Lacerda, atração desta terça-feira (21), às 19 horas, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos. A entrada é gratuita. 

O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.
Em outubro o “Imagens em Pauta” exibe três filmes recentes reunidos sob a temática “Paixões e Intensidades”. Neles, conheceremos personagens que, ao se apaixonar, deparam-se com intensidades ainda não experimentadas. Entre a adolescência, juventude e idade adulta, essas paixões revelam maneiras de amar e impulsionam tais personagens a lidar consigo próprios e com o outro, a superar adversidades e amadurecer.
Sobre o filme
Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia). Um dia, ela recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que coloca Fininha em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
Sobre o filme, o critico do Estadão, Luiz Zanin, afirma: “não se iluda – Tatuagem, de Hilton Lacerda, não é apenas um filme sobre a cena gay do Recife nos anos 1970. É um filme sobre a liberdade. Entendendo-se sempre, que a liberdade é, antes de tudo, a liberdade dos outros, de quem discorda de nós.” E conclui: “Tatuagem expressa a preocupação de parte do cinema do Recife com a contracultura e sua política da sexualidade.”
Nascido na Capital de Pernambuco, Hilton Lacerda se destacou pelos roteiros de filmes como Amarelo Manga (2002, direção de Cláudio Assis), Filmefobia (2008, direção de Kiko Goifman), A Festa Da Menina Morta (2008, direção de Matheus Nastchergale), Febre Do Rato (2011, direção de Cláudio Assis), Árido Movie (2006, direção de Lírio Ferreira), entre outros. Todos exibidos com destaque em festivais nacionais e internacionais de prestígio como Brasília, Gramado, Festival do Rio, Mostra Internacional de São Paulo, Berlim, Locarno, Roterdã, Havana, Bafici, Cannes etc. Dirigiu o documentário Cartola – Música Para Os Olhos (2007, parceria com Lírio Ferreira). Com Tatuagem assina sua primeira ficção como diretor e coleciona prêmios, tendo recebido as honrarias máximas nos festivais de Rio de Janeiro, Gramado e Cuiabá.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114