Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 27 de outubro de 2014, 09h42

Com calor, cuidados com os bichos de estimação devem ser redobrados


A onda de calor que assola a Grande Cuiabá também traz desconforto aos animais. Os cães, por exemplo, que geralmente ficam na área externa da casa, podem sofrer de insolação. Os sintomas vão desde ofegação até vômitos. Caso repare esse tipo de comportamento é porque o animal precisa dos cuidados de um profissional com urgência. 

Anderson Nogueira observa que  se deve aumentar a incidência de banhos e tosas, diminuir a quantidade de exercícios e só passear após às 17h.

Já os gatos devem ser estimulados a beber muita água. "Isso porque os felinos têm tendência a problemas renais. Uma dica é manter a água dos pets dentro de potes de barro ou vidro para manter a temperatura do líquido mais baixa", explica Anderson Nogueira, médico veterinário da Clínica Veterinária Mato Grosso.
 

Outros cuidados básicos evitam o bicho de estimação sofrer com o calor, como: nunca deixá-lo preso dentro do carro, aumentar a incidência de banhos e tosas, diminuir a quantidade de exercícios e só passear após às 17h.
 

A parte do corpo do cão que mais sofre com o calor são as patas. Por isso, antes da caminhada, verifique se o asfalto não está muito quente. "Já tem disponível no mercado sapatinhos para os cachorros. Apesar de parecer um adorno, na realidade, é uma peça importante para aqueles donos que não abrem mão de passear com o cachorro ao lado", finaliza Nogueira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114