Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 21 de novembro de 2014, 16h57

HGU comemora 10 anos do atendimento do Serviço de Fissuras Labiopalatinas


O Hospital Geral Universitário – HGU realiza entre os dias 05 e 06 de dezembro, o 1º Encontro Interdisciplinar de Cuidados de Pessoas com Deformidades Crânios Faciais, em comemoração aos 10 anos de criação do Serviço de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas, em parceria com o curso de Odontologia da Universidade de Cuiabá - UNIC.

Durante estes 10 anos de criação foram realizados até hoje 1.048 cirurgias de fissuras Labiopalatinas, tendo aproximadamente 900 pacientes cadastrados no serviço. “Esses resultados mostram a conscientização da população, dos profissionais de saúde e dos hospitais que nos encaminham os pacientes”, explica a coordenadora atual do serviço, doutora Yolanda Barros.

O Serviço de Fissuras Labiopalatinas teve o inicio devido à parceria do Hospital Geral Universitário – HGU com a Secretaria de Saúde de Estado de Mato Grosso - SES, esta parceria foi assinada em 28 de outubro de 2004 e no mês seguinte (novembro / 2004) já ocorria à primeira cirurgia. “Foi muito importante esta parceria, porque possibilitou apoio financeiro para dar inicio as cirurgias de lábio leporino, nos pacientes de Mato Grosso”, destaca Barros.

Yolanda ressalta que este serviço teve o reconhecimento pelo Ministério da Saúde em outubro de 2008 se transformando em Referência Nacional. “Com estes atendimentos e procedimentos realizados em Mato Grosso, proporcionamos mais qualidade de vida aos pacientes, pois fomos o pioneiro no Centro Oeste neste tipo de reabilitação da má formação congênita”.

De acordo com a atual coordenadora do Serviço Dra. Yolanda Barros, a equipe do serviço é multidisciplinar e busca não apenas corrigir os defeitos de crânio e face com as etapas cirúrgicas, mas, também integrar o indivíduo na sociedade. “Esse serviço melhorou profundamente a vida destes pacientes, que hoje fazem todo o atendimento e procedimento no HGU. Pois, antes tinham que buscar este tratamento fora do Estado de Mato Grosso. Agilizamos, personalizamos e humanizamos o atendimento no hospital”, afirma Yolanda Barros.

O evento terá apoio do Smile Train, organização não governamental norte-americana que faz uma ajuda financeira ás cirurgias de fissura labiopalatina e outras ações relacionadas à deformidade em todo o mundo. “Fissuras labiopalatinas são um grande problema de saúde nos países em desenvolvimento, onde milhões de crianças sofrem com o preconceito e a discriminação e, em função da deformidade, são impedidas de comer e falar corretamente. Uma em cada 650 crianças nascidas vivas nascem com este tipo de má formação, excluindo o individuo do convívio social quando não tratada”, explica Mariane Goes, gerente do Smile Train no Brasil.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114