Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 25 de novembro de 2014, 16h24

Dezessete livros serão lançados hoje no Semiedu 2014


Hoje (25), às 19h, no Seminário da Educação (Semiedu) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá, haverá o lançamento de 17 obras, com exposição de exemplares à venda e sessão de autógrafos. O evento ocorre no Centro Cultural, ao lado do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT.

O Semiedu está sendo organizado pelo grupo de Estudos de Filosofia e Formação (EFF), que tem a direção do professor Silas Borges Monteiro e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação (Gepte), liderado pelo professor Edson Caetano.

Neste ano, o evento marca o encerramento de um projeto de quatro anos, coordenado pela professora Sandra Mara Corazza, daUniversidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulado “Escrileituras: modos de ‘ler-escrever’ em meio à vida”.

Este projeto tem inserção na educação básica, de jovens e adultos, e no ensino superior, com alunos de licenciatura, e professores da rede pública de ensino. As pesquisas têm como viés teórico a Filosofia da Diferença e a Filosofia da Educação, produzindo estudos relacionados ao conceito de aprendizagem, letramento e escritura na contemporaneidade. No projeto, também foram feitas aplicações práticas nas redes de ensino, para tentar fomentar o prazer na leitura dos discentes, para que além de leitores se tornem também potenciais escritores, ultrapassando assim as escolhas definidas por territórios indenitários.

Escritas e Leituras

Os livros que serão lançados no evento incluem a coleção Escrileituras, organizada pela professora Sandra Mara Corazza, da UFRGS. Desse conjunto, dois cadernos estarão na banca: “O que se transcria em educação? - Caderno de notas 1: projeto, notas & ressonâncias”, organizado pela professora Ester Heuser, da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), e “Caderno de notas 2: rastros de escrileituras”, organizado pelo professor Silas Borges Monteiro um dos organizadores do evento.

Também serão lançadas as obras “Socialização, Educação, Linguagem: códigos e contextos”, organizado pelo professor Izumi Nozaki, da UFMT; “Poiéis e Práxis II: Formação, Profissionalização, Práticas Pedagógicas, e Pesquisas Sobre os Professores(as): métodos, tipos de pesquisa, temas, ideário pedagógico, e referenciais”, pelas professoras Solange Magalhães e Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza, ambas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Liete Alves, que é doutora em Educação, jornalista e programadora cultural da UFMT, lança sua obra “Raiz de grama: cartografia de um saber menor”; o professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Geraldo Gonçalves de Lima, lança “Modernidade e Educação no Brasil Republicano”; as professoras Rute Cristina Domingos da Palma e Marta Maria Pontin Darsie, ambas da UFMT, lançam o livro “Resolução de problemas: algumas reflexões em Educação Matemática”; Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Alexandra Lima da Silva, da UFMT, lançam “Escritas (auto)biográficas e histórias da educação”.

O professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Eduardo Conegundes de Souza, lança a obra “De Experiências e Aprendizagens: educação não formal, música e cultura popular”; o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Josimar de Sousa, lança sua obra “Identidade Profissional do Professor de Matemática da Educação Básica”, e junto com a professora do mesmo Instituto, Ivete Cevallos, lança “A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina Matemática”.

O livro “República e escola primária: uma comparação em história da educação entre Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso (1889-1930)”, será lançado pelo professor Sérgio José Both, da Unemat, que lança também, junto com Claudineide Siqueira Julião Souza, a obra “Metodologia da Pesquisa: faça fácil sua pesquisa”.

O professor do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), João Marcos Coelho, lança o livro “Efeitos do Ruído no Ambiente Escolar e suas Implicações no Processo Ensino-Aprendizagem: Um Estudo Ambiental Contextualizado”; e a jornalista e escritora Neusa Baptista Pinto, lança a obra “Cabelo Ruim? Como assim?”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114