Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 16 de dezembro de 2014, 17h23

Capucine Picicaroli estreia O Circo dia 18 na Casa do Parque


A exposição tem entrada gratuita e poderá ser visitada até o dia 21 de fevereiro de 2015

A Casa do Parque abre às 19h desta quinta-feira, 18 de dezembro, O Circo, exposição inédita da artista plástica Capucine Picicaroli encerrando a programação cultural de 2014 com uma verdadeira viagem pelo mundo circense rumo a 2015.

E para completar a viagem, instalações que remetem ao circo e repertório especial da DJ Xodó Castrillon. A entrada é gratuita.

Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque, comemora o fechamento deste ciclo. “Encerrar 2014 com a vibração das cores de Capucine Picicaroli é traduzir a alegria que sentimos em realizar este ano de trabalho tão intenso. Esta mostra encantará crianças e adultos num passeio pelo mundo místico e mágico do circo”.

Tem palhaço? Tem, sim senhor! A exposição de Picicaroli é uma série sobre o circo e suas várias nuances e composta, além do palhaço, por seus personagens tradicionais e multicoloridos. Porém, tem também criações que remetem aos ‘freaks shows”, os shows de horrores que atraíam milhares de espectadores aos circos décadas atrás.

“Abordo a questão do circo pelo circo, porém as telas tem um toque muito pessoal, o que poderá levar o visitante a refletir sobre a forma de enxergar personagens estranhos antes explorados nos espetáculos”, explica a artista, referindo-se a atrações como a mulher mais gorda do mundo, mulher barbada, anomalias humanas ou aberrações da natureza.

E os circos ficavam lotados de pessoas que achavam a atrações estranhas e feias, porém tinham muita curiosidade em vê-las. “Às vezes as pessoas não enxergam o próprio defeito, mas criticam o defeito do outro. E as minhas telas trazem essa questão de enxergar o belo no ser estranho, diferente”, justifica a artista, cujos trabalhos geralmente são voltados para as questões humanas, mas abordadas de forma muito suave, para a livre interpretação do espectador.

“Na verdade uma obra não se explica, se sente. É isso que queremos proporcionar ao público”, completa

A exposição tem a curadoria de Willian Gama, da galeria Mirante das Artes, localizada em Várzea Grande. A escolha do curador foi atendendo a proposta de Capucine Picicaroli, desde que há dois anos passou a se dedicar exclusivamente às artes, que é de trabalhar com uma equipe multiprofissional.

“Capucine buscou pessoas com exacerbada criatividade, que pudessem estabelecer uma linha de trabalho moderna e que sigam o real movimento da arte”, observa Willian Gama, estratégia que, segundo ele, está estabelecendo em Mato Grosso um novo ciclo nas artes plásticas.

O Circo, cuja produção executiva é de Luiz Fonseca, também conta com a assessoria técnica da arquiteta Patrícia Marques, da Casa dos Projetos, responsável pela instalação, segurança, ambientação, dimensão e estética da exposição que estreia na próxima quinta-feira na Casa do Parque. “Estamos trazendo para Mato Grosso sistema de organização já usado nos grandes centros culturais, porém pioneiro em nossa Estado”, conta a arquiteta.

“Quem é artista vive da arte. Porém, ser visto, ser visitado, é sua maior satisfação”, ressalta Capucine Picicaroli, que tem uma grande preocupação de atrair o público, especialmente o jovem porque, segundo ela, é preciso despertar novos artistas, novos talentos, novas gerações para substituir futuramente as atuais.

A artista, que é intensa e é a própria essência da arte, tão logo retornou à atividade já teve suas obras expostas em vários pontos de cultura do Brasil e também na França, Nova York e Finlândia.

Em Cuiabá, está com a exposição "16... Conte outra vez" no Museu de Arte de Mato Grosso, que recebe de 60 a 80 visitantes por dia, e a exposição México Imaginário, no Mirante das Artes, encerrada no último domingo (14).

Serviço – A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, próximo à entrada dos fundos do parque Mãe Bonifácia. Outras informações pelos fones 3365.4789 e 8116.8083. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114