Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Domingo, 21 de dezembro de 2014, 09h56

Mato Grosso Criativo realiza ação no quilombo de Mata Cavalo


O apoio à estruturação e à circulação da produção artística da comunidade de Mata Cavalo com vistas a promover a melhoria da qualidade de vida das 418 famílias lá residentes
Neusa Baptista
Assessoria MT Criativo
A Incubadora Mato Grosso Criativo iniciará em janeiro de 2015 a ação de consultoria às comunidades do Quilombo de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento (MT).

O apoio à estruturação e à circulação da produção artística da comunidade de Mata Cavalo com vistas a promover a melhoria da qualidade de vida das 418 famílias lá residentes foi o tema de uma Roda de Conversa entre a equipe de Articulação do MT Criativo e os quilombolas, na última quarta (17).

Será oferecida consultoria para ajudar os quilombolas a encontrarem soluções para comercializar os produtos culturais da comunidade, tais como as comidas típicas, a capoeira e o artesanato.

Durante o encontro, os quilombolas também assistiram à peça teatral “Virgindade Contestada”, com os atores Romeu Lucialdo (Totó Bodega), Ivan Belém (Comadre Creonice) e Vital Siqueira (Comadre Pitu), uma adaptação do texto da escritora Tereza Albuês, projeto contemplado pelo edital do PROAC, da Secretaria de Estado de Cultura. A parceria com o MT Criativo foi proposta pelos próprios atores.

Na Roda, a superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) em Mato Grosso, Marina Lacerda, e a professora do Departamento de Antropologia da UFMT, Sônia Lourenço – que realiza pesquisas sobre quilombos – conversaram com os quilombolas sobre a importância da conservação do patrimônio imaterial.

Segundo a coordenadora de Articulação do MT Criativo, Terezinha Quilombola, a meta inicial é dialogar com todas as seis comunidades que compõem o quilombo, a fim de conhecer de perto sua realidade e suas demandas e formatar a assessoria que será oferecida pelo MT Criativo e por parceiros. “Foi um momento importante, pois deu voz aos quilombolas para falar sobre sua realidade, dizer o que realmente eles esperam de nós, sem rodeios. Assim queremos fazer com as demais comunidades, pois esta será uma ação cultural, mas também social, visando não somente a valorização da cultura, mas também a garantia de geração de renda e melhoria da qualidade de vida destas pessoas”.

Para a articuladora Lúcia Picanço, qualquer projeto para a inserção do quilombo em um roteiro turístico tem que ser muito bem estruturado, com base em diálogo com a comunidade, a fim de respeitar o seu espaço e suas práticas. “Será preciso respeitar, por exemplo, os cultos religiosos. Precisamos pensar no público, mas também no espaço privado destas pessoas”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114