Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 30 de janeiro de 2015, 15h56

Produtores Culturais e Governo do Estado dialogam futuro da cultura


Cobranças, apoios, reclamações, incentivos, explicações, esperança. A sequência representa como foi o primeiro bate papo oficial do Governo do Estado junto aos produtores culturais mato-grossenses, evento realizado nesta quarta-feira (29.01) no Palácio da Instrução, centro de Cuiabá. O salão nobre ficou lotado com representantes de todos os segmentos, cineastas, artistas plásticos, artesãos, dançarinos, grafiteiros, escritores, músicos, todos tiveram vez e voz na reunião.

“Estou aqui para somar. Estamos juntos, estamos lutando pela mesma causa. Precisamos de tempo para organizar a pasta. Neste momento estruturamos a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, estamos unindo processos, fazendo a mudança. Nossa pasta está sendo enxugada, cerca de 40 comissionados foram exonerados. Temos trazido servidores de carreira de outras pastas para montar a equipe. São eles que vão continuar após a nossa saída”, destacou o maestro e secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho.

“Com relação às ações culturais previstas, eu percebi que várias instituições se afastaram do Governo nos últimos anos. Vamos atuar para trazer estas parceiras novamente para perto. Os recursos são poucos, mas juntos podemos ter novas fontes via convênios. Me coloco a disposição de todos para lhes auxiliar na captação”, adiantou o secretário.

E foi de outro maestro que veio um dos maiores apoio/parcerias da noite. O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho, falou em nome da instituição. “Hoje é um dia histórico para cultura. Vejo como ridículo os recursos da pasta, 0,16% do Orçamento do Governo, vamos atrás do nosso 1% para cultura. Faço o compromisso público de colocar toda a estrutura cultural da UFMT, instituição que possui 45 anos de tradição, à disposição do Governo do Estado, à disposição da Secel. As apostas são feitas para se acertar ou errar. Tenho certeza que vou acertar”, disse Fabrício para os agentes culturais que ouviam tudo com muita atenção.

PROAC

Várias dúvidas ficaram em torno do Programa de Apoio à Cultura (Proac) 2015. O edital foi revogado pelo Governo por fazer parte de uma das ações previstas no contrato dos 100 dias de gestão. “Vamos revisar todos os contratos, convênios, legislações, o plano estadual de cultura, o Conselho de Cultura, e nosso prazo é 30 de março para este trabalho, tudo isso em meio a reestruturação da própria secretaria. Adianto que todos as propostas que forem apresentadas serão analisadas por pessoas qualificadas, que terão como critérios a democratização, descentralização, e principalmente a qualidade. Não tenho interesse de agradar fulano ou beltrano”, explicou o secretário Leandro.

Ele ressaltou que o Proac é uma fonte de financiamento pública, e que todos que um dia já utilizaram esta fonte devem procurar a Secel para verificar sua situação. Cerca de 260 pessoas tomaram recursos nos últimos anos e por algum motivo não prestaram conta adequadamente, situação que precisa ser sanada. “Havíamos pensado em divulgar a lista destas pessoas, mas ficaria parecendo uma coisa policialesca, e esta não é nossa ideia. Vamos tentar entrar em contato com todos novamente, pedir para eles irem até a Secel e apresentem a documentação que falta. A cultura e o Estado precisam de vocês produzindo, e para isso, é preciso estar com a situação regular”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114