Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Terça, 03 de fevereiro de 2015, 16h29

Casa de Artes apoia Cia de Teatro Vostraz


A Cia fará uma apresentação nesta terça-feira (03.02), às 20h, nas dependências da Casa de Artes, situada na Av. Couto Magalhães, centro de Várzea Grande. E outra sessão, na quarta-feira (04.02), mesmo horário em Bonsucesso, na Escola Municipal do distrito. A entrada é gratuita para o público em geral

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Cultura e Turismo convida toda a comunidade para prestigiar a apresentação do espetáculo "Conversa de Botas e Batidas" da Companhia de Teatro Vostraz.

Trata-se de uma apresentação de cultura popular brasileira, que homenageia os mestres de cultura, nomes como os dos mestres Salustiano, do Nordeste brasileiro e Caetano, de Mato Grosso. São nomes já catalogados como parte do show musical.

A Cia fará uma apresentação nesta terça-feira (03.02), às 20h, nas dependências da Casa de Artes, situada na Av. Couto Magalhães, centro de Várzea Grande. E outra sessão, na quarta-feira (04.02), mesmo horário em Bonsucesso, na Escola Municipal do distrito. A entrada é gratuita para o público em geral.

O grupo teatral está recebendo todo o apoio da prefeitura de Várzea Grande para a apresentação na Casa de Artes, e também a parceria da direção da Escola Municipal e da Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso.

"Infelizmente, sempre recebíamos negativas, ou sequer nenhuma resposta, para desmotivação de qualquer projeto voltado a reforçar os alicerces culturais locais, em termos de teatro. Agora, com o prefeito Walace Guimarães, ocorreu uma abertura inédita, facultada pela boa-vontade e apoio explícito do adjunto de Cultura do município, o também artista Edmilson Maciel. Ele fechou conosco para que VG tenha tudo de bom no setor teatral. Ao abrir a Casa de Artes para que possamos realizar projetos gerais nesse segmento, houve um incentivo nato para um futuro bem melhor aos artistas”, ressaltou o componente da Cia de Teatro Vostraz, Venício Bulhões.

A Casa de Artes é um espaço cultural onde abriga e acolhe os artistas regionais e locais, além da oferta de inúmeros cursos, nos mais variados segmentos, que são direcionados para a população várzea-grandense.

"A administração municipal abraça essas causas, com apoio a todas as manifestações culturais, com uma atenção em especial a Cia de Teatro Vostraz por se tratar de uma ‘filha’ da terra de Couto Magalhães", pontuou o secretário adjunto de Cultura, Edmilson Maciel.

Maciel sublinhou que o grupo teatral incorporou a Casa de Artes como seu endereço profissional e de atuação também. “O grupo está fazendo uso do espaço. Aliás, como é para ser de fato. A Casa de Artes é dos artistas e do povo, onde podem fazer uso irrestrito dos espaços, utilizando para os cursos, o laboratório de informática, capela, ensaios e apresentações. Essa é a função da Casa e nos alegramos e nos sentimos privilegiados por recebê-los e de constatar que o objetivo proposto está sendo alcançado em sua plenitude”.

"Atuamos há muitos anos na área de teatro, mas sentíamos necessidade de contar com uma sede para firmamos base de trabalho. E nada mais natural que seja na cidade em que nascemos, VG. Sem dúvida, a Casa de Artes será um endereço de referência especial, onde a CIA poderá formar público e compartilhar mais ideias e projetos com a comunidade conterrânea e outras. Pesquisa teatral, aliás, é um dos caminhos para qualquer artista aprimorar seu trabalho e poder alcançar sucesso na realização de temas complexos, aplaudidos por quem entende o dom divino presente na concessão da arte teatral”, sublinhou o componente do grupo, Maicon D'Paula.

A gestão do prefeito, Walace Guimarães tem direcionado apoio aos artistas locais nos mais variados segmentos. Como lembrou o adjunto, Edmilson Maciel, “a reativação da Casa de Artes pela atual gestão, com a dedicação incondicional da primeira-dama pela valorização e resgate dos fortes traços culturais da nossa cidade foi eestá sendo todo o diferencial nesse cuidado e carinho com a nossa cultura”.

Na opinião do secretário adjunto de Cultura, Edmilson Maciel, é um privilégio a Casa de Artes abrir as portas para receber artistas de renome nacional, filhos de Várzea Grande. "Sem dúvida, iniciamos um passo importante para que outros projetos artísticos venham ao encontro da Casa de Artes. A Prefeitura se sente honrada em poder participar dessa evolução criativa."

 

CONHEÇA A CIA DE TEATRA VOSTRAZ

Maicon D'Paula e Venício Bulhões são atores de teatro reconhecidos nacionalmente, com vários trabalhos de sucesso nas principais capitais brasileiras. "Somos várzea-grandenses, e com orgulho. E é com esse mesmo ímpeto de apaixonados pela terra natal que podemos dizer com segurança: aqui existe um potencial nato em relação à arte teatral", diz Venício, aprovado em 1º lugar na Faculdade de Teatro Martins Pena (Rio de Janeiro), a mais antiga instituição nesse ramo na América Latina.

Ambos falam da Companhia de Teatro que fundaram com entusiasmo idealista (www.ciavostraz.wordpress.com), concebida em 2011. Foi o passo mais importante para que pudessem desenvolver a maioria dos projetos teatrais que têm apresentado em diferentes pontos do País. "Desde então, temos participado de grandes festivais de teatro, a exemplo do realizado em Curitiba, considerado nacionalmente o mais importante. O da Amazônia Mato-Grossense, que contou com grupos de fora (Bogotá), é um outro de expressão famosa, espécie de atestado de graduação teatral".
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114