Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 07h09

CVV abre curso para novos voluntários em todo o país


Muitas pessoas querem dar mais utilidade às horas disponíveis e não sabem como começar. O Centro de Valorização da Vida (CVV), ONG que presta apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há 53 anos, abriu programa de seleção de voluntários em diversos estados, inclusive em Mato Grosso.

 

Para se tornar voluntário do CVV é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais para conseguir realizar plantões e disposição em ouvir as pessoas. "Quem busca a ajuda do CVV normalmente está vivendo um momento de angústias, conflitos internos, sensação de solidão ou tristeza profunda", explica Carlos Correia, voluntário do CVV há 22 anos.

 

Segundo Carlos, o voluntário aprende a conversar de forma a não julgar as emoções e intenções das pessoas, mas colocar-se à disposição para ajuda-las. "Normalmente, começamos a atuar no CVV achando que faremos bem exclusivamente a outras pessoas, mas com o tempo percebemos que uma parte desse benefício acaba vindo para nós também", comenta.

 

Um grande número de pessoas que procura o CVV possui ideias suicidas ou pode caminhar para este ponto se não conseguir ajuda a tempo. Carlos comenta que os voluntários já receberam diversos contatos de pessoas que agradeceram o atendimento, afirmando que provavelmente não estariam vivas sem esse apoio.

 

No mês de março, quando completa 53 anos, diversos postos de atendimento do CVV em todo o país vão organizar os cursos para formação de novos voluntários, chamados de Programa de Seleção de Voluntários. Para ter informações sobre data, horário e local, acesse a página do CVV (www.cvv.org.br) ligue 141 ou informe-se no posto mais próximo.

 

Já o Programa de Seleção de Voluntários em Mato Grosso terá início no dia 04 de março, das 19 h às 22 h, no Posto de Cuiabá, situado à Rua Comandante Costa, 296, Centro. Contatos para informações e/ou inscrições pelo telefone (65) 33214111 ou pelo e-mail: cvvcuiaba@brturbo.com.br

 

Sobre o CVV

 

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

 

Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141

 

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114