Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Quarta, 04 de março de 2015, 18h21

Servidor do TJMT tem poesias em livro nacional


"Que fique na lembrança, e nunca se perca como lágrimas que se perdem na chuva". É isso que o servidor público do Tribunal de Justiça de

 Mato Grosso, Gilbert de Anunciação Luz, de 42 anos, espera que aconteça com seus poemas. Graduado em Administração e acadêmico de Direito, especialista em Gestão Pública e analista Judiciário do TJMT há 16 anos, Gilbert é membro do site Voa-Poesia desde 2007 e se dedica à criação de poemas inéditos.

Gilbert faz parte de um seleto grupo de 29 autores nacionais que foram selecionados para integrar uma publicação intitulada "Novos talentos da literatura brasileira" por meio da editora Confraria de Autores do Rio de Janeiro. O servidor participou de uma seleção divulgada por um site de notícias de Cuiabá em maio de 2014 e foi o único mato-grossense que teve três, dentre cinco, de seus poemas escolhidos para serem publicados no livro lançado em dezembro do mesmo ano. Os escolhidos foram: Devaneios, Rumos e Solilóquios.

O servidor tem 94 poemas de sua autoria que se encaixam na escola literária do Romantismo por tratar de temas como amor, vida e sexo. Os poemas são na maioria em prosa, podendo ser versos rimados ou não. Gilbert contou que costumava ler muitas obras de Cora Coralina, a poetisa e contista goiana que se inspirava no cotidiano do interior brasileiro.

O interesse de Gilbert Luz para escrever se deu por meio do site de uma amiga de Tangará da Serra, que promovia desafios para escritores. "Comecei a escrever como brincadeira, e como as pessoas gostavam dos meus poemas me senti motivado a escrever cada dia mais", lembrou.

Os colegas de trabalho, a mulher e as três filhas costumam brincar que agora conhecem um "poeta famoso". Mas é na solidão que Gilbert mais encontra inspiração para seus poemas. "Às vezes em viagens, acontecimentos cotidianos, sentimentos momentâneos, cenas de filme, tudo pode se transformar em uma poesia".

Perguntado se pretende levar a poesia como profissão no futuro, Gilbert é enfático. "Tenho como hobby, é a minha fuga do mundo real". Mesmo assim, o servidor pretende lançar o próprio livro em breve. Para isso, busca parcerias para custear a publicação. "Tenho que escrever mais alguns poemas para ter material suficiente e conseguir custeio para colocar esse projeto em prática".

Já o livro "Novos talentos da literatura brasileira" tem 108 páginas e custa R$ 30,00, mas está esgotado para venda pela internet (http://www.livrariamardeletras.com.br/) enquanto aguarda o lançamento da segunda edição. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114