Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 11 de março de 2015, 13h09

A Casa do Parque traz a exposição 'Água da Bica', de João Sebastião nesta 5ª


"Mítico, sensitivo, primitivista, poético, dramático, santeiro, religioso. Uma onça de João vale tanto quanto uma celebração celeste, o céu de Mato Grosso manchado de seus duendes, anjos, peixes abissais, pássaros, águas e matas dum Brasil profundo". As palavras do jornalista e museólogo, Luiz Ernesto Kawall, descrevem João Sebastião Barros. O artista mato-grossense abre a temporada 2015 de exposições da Casa do Parque, na próxima quinta-feira (12.03).

Batizada de "Água da Bica", a exposição é composta por 27 telas que trazem elementos e cores da cultura de Mato Grosso. A inspiração, a qual o artista se refere, remonta um costume antigo do povo mato-grossense e que também o faz reviver sua infância. João conta que a mãe, artesã ceramista, trabalhava não só com cerâmica decorativa, mas também utilitária, confeccionava panelas de barros, potes e moringas. Daí a água servida a todo parente, amigo e caminhante que passa com sede pela casa do mato-grossense. A água também traz a riqueza dos rios, tão abundante no estado.

Artista profissional há 40 anos, João Sebastião não deixou de evidenciar em suas obras os elementos da cultura de Mato Grosso. O próprio artista se descreve como "um intérprete da iconografia mato-grossense". "O caju é o símbolo da cuiabania e a onça, do Pantanal. São figuras que nunca deixei de utilizar nas minhas obras, desde 1974, quando comecei a pintar profissionalmente", relembrou o artista.

Segundo sua percepção, a arte em Mato Grosso é forte, pois não faltam elementos inspiradores para a composição de grandes obras. Mas o artista destaca a importância dos espaços culturais na divulgação destes trabalhos. "A Casa do Parque é um dos mais completos espaços dessa modalidade na cidade. Você encontra arte, gastronomia e música em um mesmo local. O que vemos cada vez mais é o surgimento de espaços que dão voz à cultura e isso é louvável", pontuou João.

A proprietária da A Casa do Parque, Flavia Salem, comemora a abertura da temporada 2015 de exposições. "Abrir a nova temporada com João Sebastião é incrível, pelo grande artista que ele é, por fazer parte da história da Casa de forma tamanha que temos uma onça linda pintada por ele em nossa porta. Pra completar a alegria, a Água de Bica traz os ícones do João mais vibrantes que nunca. Tudo a comemorar!"

Sobre o lançamento da exposição, o artista se diz feliz e ansioso, pois está desde agosto trabalhando em suas obras. "Meu objetivo é exaltar a cultura da nossa gente, com um olhar completamente voltado para a alma da nossa localidade", completou João Sebastião Barros.

Quem: João Sebastião já expôs suas obras nos principais museus de arte do país, entre eles o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Brasileira (Brasília) e também em espaços culturais fora do país, como o Canning House Gallery, em Londres e no Museu de Cerâmica de Mettlach, na Alemanha.

Também recebeu premiações nacionais, entre eles o "Viagem ao País", recebido pela sua exposição no IV Salão Nacional de Artes Plásticas do Rio de Janeiro, em 1981, e o prêmio aquisição pelo coletivo "Arte Agora I/Brasil 70-75", no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1976, entre outras.

SERVIÇO

O quê: Lançamento da exposição "Água de Bica", de João Sebastião Barros

Quando: Na próxima quinta-feira (12.03), ás 19h

Local: A Casa do Parque, Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, fundos do Parque Mãe Bonifácia

Informações: (65) 3365-4789 e (65) 8116-8083 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114