Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Segunda, 20 de abril de 2015, 08h19

Cuiabá dos Meus Amores supera 3 mil expectadores


As batidas da campainha tocaram 1, 2, 3 vezes. Era o sinal para que público se acomodasse no teatro, pois o espetáculo estava prestes a começar. Dezenas de pessoas, no entanto, ainda aguardavam ansiosas no saguão por uma chance de conseguir assistir à peça. Mas, no final, tudo deu certo. Cadeiras extras foram colocadas e, uma a uma, as pessoas garantiram seus lugares. Foi nesse cenário que aconteceu a última apresentação do espetáculo Cuiabá dos Meus Amores, realizada pela Carlina Promoções em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Sala da Mulher.

Escrito por José Rabello Leite, considerado um dos precursores do movimento cultural em Cuiabá, o espetáculo superou a expectativa dos organizadores, trazendo mais de 3000 mil expectadores às confortáveis poltronas do teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Além de entretenimento, a público participou de uma ação social trocando ingressos por caixas de leite. E graças ao sucesso da obra, as 90 crianças da creche Falcãozinho, situada no bairro Porto, vão receber 4.400 litros de leite.
Os números não param por aí. A megaprodução, que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre atores, bailarinos, músicos, costureiras, maquiadores, assistentes e equipe de produção e apoio, trocou de cenário 13 vezes ao longo da apresentação. O figurino também foi um show à parte. Três meses antes do início do espetáculo, os figurinista Thaiane Jacob e Jorge Katumba iniciaram o trabalho de pesquisa e confecção dos figurinos. No total, foram criadas cerca de 120 peças de roupas para os artistas e também para a equipe de bastidores. A maquiadora, Suellen Sabino, contou que fez uma média de 15 maquiagens por dia, totalizando 75 makes.

"Depois do primeiro dia de peça aberta ao público, uma pessoas foi contando para a outra e a procura começou a aumentar. Dezenas de pessoas chegaram sem ingresso e algumas se propunham a assistir a peça em pé ou sentadas no chão. Fiquei comovido com uma senhora de 80 anos, que disse que assistiria apoiada na bengala se fosse preciso. Ela assistiu a peça e voltou no dia seguinte trazendo o irmão. Ela repetia sem parar que a peça a fez voltar a infância. Todos se emocionaram", relatou Danilo Lobato, o Panda, responsável pelo teatro.

Para a produtora do espetáculo, a empresaria Carlina Rabello Leite, o sucesso de público e crítica se devem ao resgate cultural e histórico proposto pela obra. "Cuiabá dos Meus Amores trouxe à tona o sentimento de cuiabania adormecido dentro dos cidadãos cuiabanos, sejam eles de tchapaecruz ou pau rodados. Acredito que conseguimos atingir o nosso objetivo", pontua Carlina.

Neta de José Rabello Leite e atriz protagonista da peça, Kyara Jacob contou da satisfação que teve em voltar às terras cuiabanas para interpretar a personagem principal da trama escrita pelo avô. Recém chegada de Los Angeles (EUA), cidade aonde vive desde os 17 anos para estudar artes cênicas, a atriz afirma que está muito contente com o resultado alcançado com o espetáculo.

"Foi uma honra e uma emoção enorme ter participado de um espetáculo tão lindo e tão rico. Acredito que tanto quanto eu, as pessoas se deixaram envolveram pela emoção da peça. Tive a oportunidade de trabalhar com grandes artistas do nosso Estado, que me ensinaram muito, e não tenho nem palavras para descrever essa oportunidade. Dói o coração agora que acabou, mas quem sabe a gente volte com uma segunda temporada. Foi incrível", garantiu Kyara.

A peça teve roteiro de Justino Astrevo e Carlina Rabello, supervisão de Direção de Cininha de Paula (Rede Globo), cenário de Marcelo Velasco e Kleber Faria, figurinos de Thaiane Jacob e Jorge Katumba, coreografia de Rodinei Barbosa e grupo Flor Ribeirinha e trilha sonora de Bolinha e Edmilson Maciel. E como protagonistas, figuraram os atores Romeu Benedicto e Kyara Jacob. Ainda fizeram parte do espetáculo figuras conhecidas como Totó bodega, Nico e lau, Almerinda, Comadre Nhara e Comadre Odilza.

A aposentada Mariley Carvalho Feitosa, de 68 anos, disse que também relembrou partes de sua própria história. "Eu me encantei com esse espetáculo. Achei maravilhoso. Veio uma emoção de dentro do coração, sabe? Lembrei do tempo em que eu ia lavar o São Joao no rio e das festas de São Benedito. Eu me emocionei muito quando entrou a procissão no meio do teatro, voltei ao tempo de menina", revelou Mariley.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114