Cuiabá | MT 24/04/2024
Variedades
Segunda, 04 de maio de 2015, 19h03

'Meu Pé de Laranja Lima' e outros clássicos chegam às escolas municipais de Cuiabá


 

 

Fantasia e infância se misturam. E é pensando em aguçar ainda mais esta fórmula, que o Cine Matinê, chega a escolas e creches de Cuiabá a partir do dia 6 de maio, com exibições especiais. Na programação do projeto que segue até o dia 13, filmes infantis nacionais e bate-papo com realizadores do cinema local.

 

De acordo com a diretora do projeto, Daniele Borges as sessões especiais surgem para despertar o público infanto-juvenil para o universo lúdico e sua consciência acerca do mundo, amparados por abordagens diversas. "Queremos aproximar o diálogo entre cinema e educação - linguagens que se enriquecem mutuamente - como instrumento de transformação e formação de consciência dentro da vida cultural da sociedade. Crianças representam o futuro e representam também o presente", diz.

 

.



"A infância é um tempo de inauguração de sensibilidades. É quando se desenham na mente humana noções como pertencer e interatividade. É também quando se aprende a reconhecer limites e a maneira de superá-los", complementa Daniele. E é um pouco de tudo isso que está representado na seleção de filmes, além, de excelência estética e de conteúdo sobre a temática infanto-juvenil com atrações que valorizam a identidade cultural através de uma diversidade de linguagens, ritmos e cores que traduzem a pluralidade do cinema brasileiro. São produções clássicas e recentes que procuram estimular o conhecimento, a criatividade, a educação e, sobretudo, a diversão.

 

A bem-sucedida interação entre o audiovisual e a educação, certamente vai contribuir com a reflexão de aspectos importantes do desenvolvimento e formação das crianças e jovens, gerando plateia para o cinema nacional, bem como para a democratização cultural e o processo de inclusão sociocultural e valores como a cidadania. Dentre as temáticas abordadas pela programação, figuram noções de preservação ambiental, questões do mundo moderno sob os olhos de uma criança, o valor dos sonhos e da esperança das crianças e sobra espaço ainda, para críticas ao sistema de ensino que não preza pelo estímulo à criatividade.

 

Do projeto, participam ainda como comentaristas de parte das sessões, a gestora cultural e diretora do Inca – dedicado a produções do audiovisual -, Keiko Okamura; o escritor e Dr. em Teoria Literária e Literaturas pela UNB, Rosemar Coega e ainda, o escritor e mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ, Marinaldo Custódio.

 

Confira a programação:

 

Dia 06 - EMEB Dejani Ribeiro

09h45 - Amazônia  (2014) – Um macaquinho-prego, criado em cativeiro, é libertado na Floresta Amazônica. Os mistérios da fauna e da flora da região são revelados a partir do ponto de vista do animal. O filme de Luiz Bolognesi tem uma visão educativa baseada em uma trama ficcional emocionante e de surpreendente beleza.

 

14h30 - O Menino e o Mundo  (2014). Sofrendo a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres alienígenas. O diretor Alê Abreu realiza uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Palestra: Esta sessão será comentada por Keiko Okamura.

 

Dia 07 – EMEB Gastão Muller

09h45 - O Cavalinho Azul  (1984) – Inspirado em peça de Maria Clara Machado, conta a história de um garoto e seu cavalinho, que ele acredita ser mágico. Um dia o animal é vendido por seus pais em troca de mantimentos. Um clássico do cinema infantil brasileiro, o filme de Eduardo Escorel acende o valor dos sonhos e da esperança.

 

14h30 - Meu Pé de Laranja Lima  (2013) – Um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, o livro de José Mauro de Vasconcelos ganha nova adaptação de Marcos Bernstein. O arteiro Zezé é um garoto de oito anos que costuma ter longas conversas com o pé de laranja lima plantado no quintal de sua casa humilde.

Palestra: Esta sessão será comentada por Rosemar Coenga

 

Dia 08 - CMEI Auro Ida

14h30 - Cocoricó, as aventudas na cidade  (2009). A turma do Cocoricó chegou ao cinema. Júlio vai passar férias na cidade grande, junto com o cavalo Alípio, a galinha Zazá e a gatinha Lili. Direção de Fernando Gomes.

 

Dia 12 - EMEB Orlando Nigro

07h30 - Até que a Sbórnia nos Separe (2014). O que acontece quando o muro que separa um pequeno país chamado Sbórnia do resto do mundo cai acidentalmente? Parados no tempo, o povo da Sbórnia é agora atingido pelos ventos da modernidade. Dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan, o filme é baseado no espetáculo teatro-musical "Tangos & Tragédias", criado por Hique Gomez e Nico Nicolaicwsky.

 

09h30 - Eu e Meu Guarda-Chuva (2010) – Na última noite de férias, três crianças amigas para aproveitarem ao máximo o tempo que ainda lhes resta decidem visitar o prédio da nova escola para pixá-lo. Lá se deparam com o fantasma do fundador do colégio e embarcam numa aventura inusitada e inimaginável. Baseado no livro homônimo de Branco Mello, o filme de Toni Vanzolini tece uma critica ao sistema de ensino que só se preocupa com as "respostas exatas" do aluno.

 

13h30 - Meninos de Kichute  (2010) – Filho do meio de uma família simples, um menino sonha em ser goleiro de futebol. O garoto encontrará obstáculos para realizar seu sonho na resistência do pai, autoritário e religioso, para quem, competição é pecado. Mas, persistente, ele não desistirá de alcançar seus objetivos. Direção de Luca Amberg.

 

15h30 - O Contador de Histórias  (2009). A trajetória real de Roberto Carlos Ramos, que, aos 7 anos, nos anos 70, é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém-criada pelo governo. O filme de Luiz Villaça questiona as políticas públicas assistências e mostra como o afeto pode transformar a realidade.

Debate: Sessão comentada por Marinaldo Custódio.

 

Dia 13 – CMEI Auro Ida

09h30 - Cocoricó Conta Clássicos  (2012). A turma da fazenda mais divertida do Brasil resolveu interpretar alguns clássicos infantis. Direção de Fernando Gomes.

 

Dia 13 – CMEI Benedito Dias

14h30 - Cocoricó Conta Classicos  (2012). A turma da fazenda mais divertida do Brasil resolveu interpretar alguns clássicos infantis. Direção de Fernando Gomes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114