Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Segunda, 29 de junho de 2015, 18h59

Ciclo Ingmar Bergman apresenta 'Para não falar de todas essas mulheres'


 

Quando um famoso violoncelista morre, todas as mulheres que foram importantes em sua vida se encontram no funeral em “Para não falar de todas essas mulheres” (För att inte tala om alla dessa kvinnor, 1964, 80 minutos), de Ingmar Bergman, atração dessa terça-feira (30), às 19h, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

Sobre o filme

Em “Para não falar de todas essas mulheres”, após um funeral atípico, em que diversas “viúvas” despedem-se do famoso violoncelista Félix, conhecido como “O Maestro”, a trama recua quatro dias no tempo, bem quando o crítico musical Cornelius (Jarl Kulle) chega à mansão do músico para escrever sua biografia. Não tarda, ele descobre que todas as mulheres que moram ali são, de uma forma ou de outra, amantes do músico.

Encantadas pelas habilidades musicais do Maestro, Hulman (Bibi Andersson), Isolde (Harriet Andersson), Adelaide (Eva Dahlbeck), Madame Tussaud (Karin Kavli), Traviata (Gertrud Fridh), Cecilia (Mona Malm) e Beatrica (Barbro Hiort af Ornäs) vivem em torno do artista. Algumas protagonizam crises repetidas de ciúme, enquanto outras demonstram costume com a situação. A tarefa de Cornelius é bastante complicada, uma vez que ele nunca consegue acesso ao objeto sempre ocupado de sua escrita.

“Para não falar de todas essas mulheres” foi o primeiro longa-metragem de Bergman filmado parcialmente em cores.
Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “Morangos silvestres”, “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988.

Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.
Próximo filme: Persona

O Ciclo Ingmar Bergman continua no mês de julho. Na próxima terça-feira, 07 de julho, será exibido “Persona” (Persona, 1966, 85 minutos).

O Sesc

O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com.

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (estacionamento com entrada pela rua lateral, gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade, devendo ser carimbado o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114