Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Quarta, 01 de julho de 2015, 23h42

Participantes apontam I Semiras como espaço para consolidação do PET - Redes


Começou hoje (1°), no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o I Seminário de Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde em Mato Grosso: Contribuições do PET-Redes (Semiras-MT). Voltado para profissionais, estudantes, gestores e comunidade, a ideia do I Semiras é promover a integração e discussão de ideias relacionadas à construção e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da UFMT, João Carlos Maia, pela representante da Secretaria Municipal de Saúde, Eugenia Calejas, pela assessora do secretário-Adjunto de Assistência da Saúde Municipal, Marlene Leite, pela coordenadora do I Semiras, professora Emanoela Baptistela e pela diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut), Tânia Regina de Oliveira. Na sequência a professora Roseni Pinheiro, do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), falou sobre as “Práticas de integralidade na gestão do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde” e Eneida Vandoni Pereira, da Coordenadoria de Promoção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso, abordou “A interface entre a humanização e as Redes de Atenção à Saúde”.

“A UFMT é uma instituição pública e tem a finalidade formar profissionais para atuar em diversas áreas, principalmente as estratégicas”, afirmou o vice-reitor ao falar sobre a importância de um espaço como este para discussão de políticas públicas que beneficiem a população mato-grossense e brasileira. Para ele, através dessas discussões será possível minimizar ainda mais os problemas e permitir que o conhecimento gerado nas redes atinja a população.

Eugenia Calejas afirmou que o Brasil tem passado por muitas crises, que há muitos desafios a ser vencidos, e que é necessário ter um espaço para integralizar ensino e serviço. Marlene Leite disse que o I Semiras tem uma importância muito grande no que diz respeito ao fortalecimento da rede e a forma como os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser encarados. Este olhar, explica ela, deve ser mais humanizado.

A coordenadora do evento ressaltou as funcionalidades do Programa de Educação Tutorial (PET), tais como fomentar a integração entre ensino, serviço e comunidade e que o Semiras vem como um fechamento de um ciclo de dois anos do PET e também como uma plataforma para discussão do que foi feito, do que pode ser mantido e o que deve ser mudado. É um espaço também para ver quais os desafios de hoje para consolidar a rede e como trabalhar com isso. A professora Tania também trouxe informações sobre a participação da Faculdade de Nutrição, que também é uma instância de formação de profissionais que contribuem com a saúde da população.

O I Semiras prossegue até sexta-feira (3). A programação e mais informações podem ser vistas aqui. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114