Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 06 de julho de 2015, 08h59

Festa São Benedito termina com missa, shows e comidas típicas



 
O presidente da Assembleia, Guilherme Maluf e o governador Pedro Taques participaram dos festejos.

Os festeiros de São Benedito lotaram os arredores da Igreja do Rosário para participar do último dia da mais tradicional festa religiosa de Cuiabá, neste domingo (05.07). O governador Pedro Taques e a primeira dama, Samira Martins, acompanharam os festejos que começaram às 5h com a missa e o tradicional chá com bolo cuiabano. Este ano o festa completa 293 anos de fé e devoção ao santo negro.

A grande Festa de São Benedito teve início na última terça-feira (30.06) e termina neste domingo (05.07), com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas. Além das missas, a programação, realizada no Centro Histórico da capital, também inclui apresentações culturais, shows e uma feira gastronômica com pratos da culinária regional.

A organizadora da festa, a festeira Aldaises Figueiredo, comemorou o empenho do governo de Mato Grosso para manter viva a cultura e as tradições de Mato Grosso. Ela, que há sete anos organiza o evento, enfatiza a importância de preservar a cultura do povo cuiabano. "O governo nos ajudou muito por meio da secretaria de Estado de Cultura. A festa conta com muitos parceiros que ajudam a manter esta tradição de vários anos, muito importante para a identidade do nosso povo", avaliou.

A festa envolveu toda a comunidade que se empenham nos detalhes da programação, organização do espaço e preparação da comida. Os festeiros, que são escolhidos em julho, começam a organizar a programação em outubro para que em julho do outro ano tudo esteja em ordem. Um time de 30 cozinheiras de São Benedito trabalharam dia e noite para preparar as comidas tradicionais servidas com fartura durante o evento.

Domingo, último dia da festa, foi um dos mais importantes para os devotos. A programação começou às 4 horas com alvorada de fogos para acordar os devotos, seguida da missa festiva e chá com bolo. Às 11 horas, foram realizadas apresentações culturais e shows artísticos, seguidos de almoço com comidas típicas. A celebração culminou às 17 horas, com a procissão saindo das Paróquias do Rosário e de São Benedito, seguindo em direção à Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como CPA, até a sede da Polícia Federal, de onde os fieis retornaram para a igreja. Shows de músicas típicas cuiabanas e este ano, com a presença do trio Pescuma, Henrique e Claudinho, a festa foi encerrada com uma grande queima de fogos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114