Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 14 de julho de 2015, 22h39

Índio do Alto Xingu ilustra campanha da Primavera dos Museus


.

A imagem de um guerreiro da etnia Waurá, da aldeia Piyulaga, no Alto Xingu (MT), ilustra a campanha de divulgação da 9ª Primavera dos Museus. A foto, tirada pelo fotógrafo Renato Soares em 2013, mostra o guerreiro durante as lutas de Huka-huka realizadas na cerimônia do Kuarup.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Soares é um profissional especializado no registro aprofundado de povos indígenas e, desde 1986, faz viagens aos territórios indígenas para retratar as formas de expressão cultural dos variados grupos étnicos brasileiros.

A identificação com o universo indígena o levou a longos períodos de imersão em aldeias e reservas e o estimulou a desenvolver o projeto Ameríndios do Brasil, que propõe a criação de um grande acervo etnográfico brasileiro.

A 9ª edição da Primavera dos Museus, que ocorre entre 21 e 27 de setembro, tem como tema Museus e Memórias Indígenas e já está com as inscrições abertas a museus e outras entidades culturais interessadas em participar.

Os museus devem inscrever seus eventos em torno do tema até o dia 21 de agosto, na página de eventos do Ibram. Entre as ações desenvolvidas estão seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas redondas, visitas guiadas e exibições de filmes. As atividades devem convidar a sociedade a discutir, refletir e trocar experiências sobre o tema proposto.

A Primavera dos Museus é realizada anualmente desde 2007, sempre no segundo semestre, início da estação homônima, e é o resultado de uma ação conjunta entre instituições museológicas de todo o país e o Ibram. Ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano e o número de eventos cadastrados, de 21%.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114