Cuiabá | MT 16/04/2024
Variedades
Sexta, 24 de julho de 2015, 09h42

Casa Barão de Melgaço será nova sede da Biblioteca Estevão de Mendonça


 

A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça, em Cuiabá, deixará o Palácio da Instrução e será transferida para o Anexo da Casa Barão de Melgaço. Com a mudança uma série de políticas públicas é formulada para a modernização e melhor aproveitamento do espaço pela comunidade, com programas que valorizam a cultura mato-grossense e permitem a integração da sociedade, como atividades de incentivo à leitura, lançamento de livros e exposições.

Para dar andamento ao projeto de reforma, revitalização e modernização da Biblioteca Estevão de Mendonça, o governador Pedro Taques e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, assinaram um termo de cooperação cultural nesta quarta-feira (22.07), juntamente com os diretores do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Academia Mato-grossense de Letras.

A biblioteca será instalada no primeiro piso do anexo da Casa Barão de Melgaço, na rua Comandante Costa, na Capital. No segundo piso estarão os setores administrativos do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Mato-grossense de Letras e os arquivos das duas instituições – um grande acervo histórico de livros, revistas, vídeos e fotografias disponíveis para consulta da população.

Além da reforma do anexo, o acordo contempla a elaboração de políticas públicas de incentivo à leitura e prevê a realização de projetos comuns como oficinas de leituras, lançamento de livros e revistas, teatro infantil, shows musicais e outras atividades voltadas à valorização da cultura mato-grossense. O Palácio da Instrução, atual sede da Biblioteca Pública, também passará por reformas. O local será preparado para receber o Museu de Arte de Mato Grosso e a 31ª Bienal de São Paulo, que acontecerá em novembro deste ano.

Pedro Taques destacou que a assinatura é um ato simples, mas muito significativo para o centro histórico de Cuiabá, que deve ser fortalecido com políticas públicas reunindo diferentes instituições que integram a cultura e história do Estado, como museus, teatros e bibliotecas. O governador destacou a importância de lembrar e fortalecer as figuras e instituições históricas de Mato Grosso para os jovens estudantes e afirmou que, sempre que visita escolas públicas mato-grossenses, procura demonstrar a importância das instituições culturais e fazer um resgate histórico de personagens importantes para o estado.

O secretário de Cultura, Leandro Carvalho, comemorou a parceria e destacou que a remodelagem da Biblioteca Pública é um momento histórico para Mato Grosso. Enquanto a reforma estiver acontecendo, será colocado em prática o projeto da biblioteca itinerante, que levará o acervo histórico a alguns municípios mato-grossenses. “A população terá um acesso direto a biblioteca que promoverá atividades culturais que levarão o gosto pela leitura e o conhecimento aos nossos jovens. É um momento muito importante que vai marcar o início de um novo capítulo na cultura mato-grossense”. Segundo o secretário, os projetos de reforma estão sendo finalizados e a expectativa é que a mudança seja concluída até o final do ano.

Entre as remodelagens que serão possíveis com a parceria da Associação Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso está a digitalização do acervo da Biblioteca Pública, já que menos de 30% das obras foram catalogadas. Leandro Carvalho também listou como benefícios a aquisição de novas obras, a retomada do sistema de empréstimo de livros, que está paralisado há 10 anos, a reabertura no horário do almoço e apoio de bibliotecários.

O diretor presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon, disse que a AML esperava por esta assinatura há 45 anos, quando em 1970 a Faculdade de Direito da Universidade Federal saiu do local e o espaço ficou subutilizado. “Estevão de Mendonça foi um dos fundadores da Academia Mato-grossense de Letras e cuidaremos com carinho do acervo que ele constituiu. Não vai ser apenas uma transferência de livros, vai ser um espaço para a sociedade participar das atividades culturais saindo do conceito tradicional de biblioteca de apenas empréstimos de livros, para atividades de interação cultural com a sociedade”.

Também localizado dentro da Casa Barão de Melgaço, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso é conhecido como o guardião da história e memória de Mato Grosso por ser a instituição mais antiga do Estado e dona de um grande acervo cultural, nas palavras do diretor João Carlos Vicente Ferreira, que celebrou a assinatura do termo de cooperação como um passo gigantesco para a cultura mato-grossense e aprovou a atitude do governador por se preocupar e investir na cultura mato-grossense. “Nós estamos muito felizes com a retomada do anexo da Casa Barão de Melgaço. Nosso objetivo é fazer com que a sociedade tenha acesso a um número cada vez maior de documentos e livros que possibilitem pesquisa e conhecimento para a população”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114