Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Quinta, 30 de julho de 2015, 15h10

"Casa Coletiva" é inaugurada em Cuiabá com apresentações culturais e intervenções artísticas


Espaço dedicado para realização de ações culturais, esportivas e sociais, a "Casa Coletiva" abrirá suas portas neste sábado (1º), em Cuiabá. Criada pelo Coletivo Cuiabá, o imóvel, localizado no bairro Jardim Gramado, na Capital, estará à disposição de pessoas e grupos interessados em desenvolver iniciativas voltadas para capacitação, lazer e recreação de crianças, jovens e adultos. Para a tarde de inauguração estão programadas intervenções artísticas, com grafite, música e poesia. O evento é gratuito e começa a partir das 15h.

Um dos coordenadores do Coletivo Cuiabá, o empresário Felipe Wellaton explica que a ideia da Casa surgiu ainda durante as ações do grupo iniciado em outubro de 2013. Ele lembra que depois de conhecer alguns coletivos e grupos sociais em São Paulo, resolveu direcionar as atividades do Coletivo para atuar também na questão cultural. Segundo Felipe, as contribuições voltadas para o social são de extrema importância, porém, o lado cultural também deve receber investimentos, principalmente, em bairros e comunidades carentes. Atualmente, o Coletivo conta com o apoio ativo de 70 pessoas.

"A ideia da Casa Coletiva é garantir ações e projetos permanentes sempre disponíveis à comunidade. Já fechamos uma parceria com o Flor Ribeirinha, por exemplo, que vai organizar uma oficina de artesanato para as crianças e jovens. Assim como este grupo, outros que tiverem interesse em fomentar seus projetos e muitas vezes não tenham espaço, podem contar com a Casa para isso".

Construída em um terreno de propriedade da família do próprio Felipe, a Casa Coletiva foi possível graças ao apoio e colaboração de amigos e parceiros, além de empresas de construção civil. O empresário destaca que a iniciativa não conta com nenhum recurso público, sendo totalmente custeado e mantido por meio de doações e parcerias. "Nosso objetivo é também atrair a iniciativa privada para apoiar projetos sociais que necessitem de ajuda para serem levados para a frente. Este incentivo entre os grupos e as empresas é uma de nossas metas"

Inauguração – A festa de abertura da Casa está marcada para às 15h deste sábado (1º). O evento gratuito contará com apresentações musicais do DJ Dimmi Kalil e outras atrações. Artistas reconhecidos pelo trabalho com grafite e pintura urbana como Babu78, Rafael Jonnier, André Gorayeb e Velocidade8Crew também participarão da inauguração, com a intervenção nos muros da Casa. A abertura da Casa oficializará também o início das atividades da biblioteca comunitária, onde oficinas de leitura serão realizadas aos sábados.

"Queremos colorir bastante a Casa não só para marcar a abertura, como também para representar a filosofia do Coletivo que é levar arte, desenho, música e leitura para a comunidade".

Empresas, grupos e projetos interessados em participar das ações da Casa, podem entrar em contato pelo e-mail coletivocuiaba@gmail.com. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114