Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 30 de julho de 2015, 21h53

Baterista homenageia Hermeto Pascoal no primeiro CD


Foto: Protásio de Morais

O baterista Alex Teixeira lança, nesta quinta (30) e sexta-feira (31), às 20h no teatro do Sesc Arsenal, o primeiro CD intitulado Ganzá-Mocho nos Tambores, e presta uma homenagem ao compositor Hermeto Pascoal. O repertório combina músicas do multi-instrumentista alagoano a elementos do jazz e da cultura cuiabana. O disco tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Há dez anos, Alex Teixeira realiza pesquisas musicais no estado nas quais busca revitalizar instrumentos de percussão regional como o ganzá, o mocho e a bruaca no cenário da música instrumental brasileira, com ênfase nos ritmos mato-grossenses e a partir de obras de Hermeto Pascoal.

A música genial de Hermeto é o eixo condutor do disco. Agregada a elementos da música regional, combinada à improvisação jazzística, ela resulta em uma fusão rítmica única e diferenciada.

“O ouvinte pode facilmente identificar os elementos da música de Hermeto Pascoal, da música mato-grossense e do jazz”, destaca Teixeira. Ele incluiu os instrumentos regionais como um “tempero”, trabalhados numa linha transversal do contraponto rítmico, gerando ressonâncias culturais de Mato Grosso.

“Esse trabalho só foi possível com as pesquisas realizadas no estado durante mais de 10 anos. Participei de festivais de cururu e siriri onde tive contato com os ritmos e instrumentos locais, troquei experiência com os tocadores de ganzá e mocho e ouvi registros fonográficos das manifestações artísticas e culturais do Estado”, revela.

Teixeira escolheu músicas do Calendário do Som, de Hermeto Pascoal, para homenagear os artistas mato-grossenses Tote Garcia, José Agnello Ribeiro, Zulmira Canavarros, Mestre Albertino, Dunga Rodrigues, Benjamim Ribeiro, Liu Arruda e Bolinha.

“Os artistas já falecidos representam, de maneira incontestável, a cultura musical da nossa terra. Contudo, ganhamos um filho dessa geração de artistas, o Mestre Bolinha”.

O povo mato-grossense, que acolheu o artista há dez anos, também é homenageado em uma das faixas do CD.

Alex Teixeira atuou profissionalmente com músicos de renome nacional e internacional como Leandro Carvalho, Celso Pixinga, Polaco, Carlos Malta, Djalma Lima, Carlos Corrales, Maio Coope e Kimi Djabate, Sidnei Duarte e Daniel D’Alcântara.

No show de lançamento do CD Ganzá-Mocho nos Tambores, o baterista toca com os músicos Bruno Rejan, (baixo elétrico), Igor Mariano (piano), Phellype Sabo (saxofones) e Tarcísio Sobreira (percussão). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114