Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 03 de agosto de 2015, 15h10

Diretora e curador do Instituto Tomie Ohtake visitam Cuiabá


Instituto Tomie Ohtake

Paula Signorelli, diretora de Assuntos Institucionais e Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, um dos centros culturais mais importantes do país, sediado em São Paulo, visitaram na última semana alguns museus de Cuiabá, entre eles o Palácio da Instrução que receberá no final do ano a 31ª Bienal de São Paulo.

A itinerância e as parcerias, seja com instituições públicas ou privadas, estão entre os focos de trabalho do Instituto. Visam difundir e refletir sobre a arte contemporânea por meio de atividades diversas entre exposições, oficinas e intercâmbios. Atualmente está em cartaz no local a maior exposição dedicada ao artista espanhol Joan Miró no Brasil, com mais de 100 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão.

“O Instituto Tomie Ohtake trabalha com a itinerância desde a sua fundação e é a primeira vez que estamos tendo este contato com Mato Grosso. A troca e a multiplicação das ações que acontecem lá dentro, bem como a parceria com outros estados, é muito importante. Não há limites para o trabalho do Instituto e a distância não é uma desculpa para as coisas não se cruzarem”, observou Paula Signorelli.

De acordo com Leandro Carvalho, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), esse conhecimento, in loco, da produção artística mato-grossense é o primeiro passo para o surgimento de parcerias.

“Queremos abrir canais de diálogo de mão dupla, não apenas inserir nossos museus no circuito de exposições e outros eventos do Instituto, mas abrir um campo para que artistas de Mato Grosso se apresentem nos grandes centros, entrem em contato com outros artistas e tenham novas vivências”, explicou.

Durante a visita a Cuiabá, Paula e Ricardo conheceram um pouco mais sobre a arte mato-grossense e trocaram informações com Aline Figueiredo, autoridade máxima das artes plásticas em Mato Grosso. Aline explicou um pouco sobre a trajetória da arte local e elogiou este primeiro contato, já prevendo uma transformação no panorama das artes regionais. “Mato Grosso é um estado muito grande e vemos o surgimento constante de novos nomes nas artes plásticas. Temos artistas de valor, com sua arte forte e contundente. Hoje precisa-se muito desta troca de informações”, concluiu. “Além disso, qualquer exposição que se fizer aqui será bem sucedida. Cuiabá tem público para tudo”, salientou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114