Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 03 de agosto de 2015, 21h14

Museu de Arte de Mato Grosso exibe produção fotográfica atual


Exposição de Mostra Fotográfica e José Medeiros no Museu de Arte de Mato

O Museu de Arte de Mato Grosso acelera o passo e entra no ritmo da 5ª edição do Mês da Fotografia, idealizado para reunir fotógrafos amadores e profissionais do Estado em torno da troca de vivências e para momentos dedicados a colocar os conhecimentos em prática.

O lançamento ocorre nesta terça-feira (04.08), às 20h e será marcado por uma exposição que reúne três séries fotográficas do idealizador da empreitada, José Medeiros, e os trabalhos premiados na Maratona Fotográfica de 2014, além de uma projeção de imagens. A mostra segue até o dia 23.

De acordo com Medeiros, as ações primam pelo estímulo à arte da fotografia. “A fotografia ultrapassa os limites da arte e se configura atualmente como um instrumento eficaz de comunicação de massa presente nos celulares e popularizada nas redes sociais. O Mês da Fotografia foi idealizado para multiplicar e fomentar a produção fotográfica em Mato Grosso, difundi-la e inspirar reflexões sobre a fotografia”. Para isso ele aposta na realização do evento com palestrantes de trajetória reconhecida e a Maratona Fotográfica, um concurso de fotografia, cuja prova dura 24 horas.

“O tema da Maratona foi ‘Cuiabá Criativo’, e objetivou explorar o olhar que as pessoas têm sobre a cidade e captar novos cliques. Incentivamos os registros com uma visão criativa sobre a cidade, de uma nova maneira simples e ousada porque, ultimamente, não há tantos registros sobre as mudanças pelas quais passou a cidade e claro, atrair e incentivar pessoas comuns a aderir à arte da fotografia”.

Em outros espaços do museu estarão dispostas fotos das séries “Cracks”, “Retratos Cuiabanos” e “Já Fui Floresta”. “Na primeira delas faço uma abordagem crua, porém antropológica, do submundo dos becos tricentenários de nossa Cidade Verde”, explica.

Já a “Retratos Cuiabanos” revela uma visão bucólica e carismática de personagens da cidade. Por fim, “Já Fui Floresta” retrata a convivência de indígenas com o mundo globalizado. A mostra revela o complexo universo dos índios Ikpeng, residentes do Médio Xingu. Em seu trabalho de pesquisa, o artista ensina os membros dessa etnia a fotografar e trabalha com a valorização dos atributos simbólicos ligados à imagem do índio e às raízes de sua cultura.

Resumindo, o mês de agosto vai ser intenso no Museu de Arte de Mato Grosso, administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Serviço:

Mês da Fotografia - 2015
Lançamento nesta terça-feira (4), às 20h
Exposição com obras de artistas diversos, de 4 a 23 de agosto
Visitação das 9h às 17h
O Museu de Arte de Mato Grosso fica na rua Barão de Melgaço, 3565, Centro
Telefone: 65 3025-3221
E-mail: museudeartemt@gmail.com
Blog: Museu de Arte de Mato Grosso
Facebook: Museu de Arte MT 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114