Cuiabá | MT 17/04/2024
Variedades
Terça, 01 de setembro de 2015, 12h16

Orquestra Cicolo Italiano se apresenta amanhã (2) no Teatro Zulmira Canavarros


Foto: Edevilson Arneiro

Este ano, a homenagem é para os 100 anos de nascimento dos cantores Frank Sinatra e Edith Piaf, ambos descendentes de italianos

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa será palco do show da Orquestra Cicolo Italiano. A apresentação acontece amanhã (02), às 20 horas.

O concerto lírico italiano, deste ano, homenageia os 100 anos de nascimento dos cantores Frank Sinatra e Edith Piaf, ambos descendentes de italianos.

Em Cuiabá, é a quarta apresentação da orquestra que em turnê vai percorrer sete municípios mato-grossenses. A primeira apresentação foi realizada em Rondonópolis.

A segunda aconteceu em Primavera do Leste e a terceira em Campo Verde. Cuiabá é amanhã (2). Em Nova Mutum é no dia (4), em Lucas do Rio Verde no dia (6), encerrando as apresentações em Alta Floresta no dia (8).

O evento está sendo promovido pela Associação Italiana de Barra do Garças, entidade sem fim lucrativos, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Para a apresentação em Cuiabá está prevista a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Rafaelle Trombetta; do Consul Geral, Michele Pala e do diretor do Instituto de Cultura Italiana no Brasil, Renato Poma.

Para o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PR), o sucesso do evento é uma prova de que Mato Grosso está no caminho certo de se tornar referência à cultura da Itália no Brasil.

Foto: Edevilson Arneiro

“A presença em peso das pessoas nas apresentações demonstra a necessidade de se promover mais eventos desse nível em todo o estado”, destacou Nininho.

De acordo com um dos organizadores da turnê, Mário Buri, a proposta das autoridades italianas em Cuiabá é para selar uma parceria cultural entre os governos de Mato Grosso e da Itália.

“A ideia é fechar também uma parceria com a UFMT para o ensino da língua italiana, e posteriormente à realização de intercambio com estudantes desse idioma”, disse Buri.

Em relação às três apresentações já realizadas pela orquestra, Mário Buri afirmou que foram bastante aplaudidas pelo público. A última apresentação realizada em Cuiabá foi em 2013, em parceria com a Orquestra da UFMT.

“O povo nos recebeu com muito entusiasmo. A orquestra foi aplaudida em pé. Por isso, vejo a necessidade de levar a cultura italiana a todas as cidades mato-grossenses. Na última apresentação em Cuiabá levamos 20 mil pessoas ao show”, explicou Buri.

As apresentações nas sete cidades estão sendo feitas por três cantores – dois tenores e um soprano, um pianista e pelo quinto da Orquestra Juvenil de Mato Grosso. A primeira apresentação da orquestra aconteceu em 2006, em Barra do Garças com o quinteto da Orquestra Sinfônica da Scala de Milão.

Os três cantores líricos italianos são Cristian Di Gregorio, Marco Di Gregorio e Margherita Buri. Eles terão a companhia da pianista Denise Trintadue. Com o repertório variado, a turnê conta ainda um quinteto de cordas de integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.

Homenagem - Este ano a associação está homenageando os cantores Frank Sinatra e Edith Piaf. Eles são descendentes de italianos. O pai de Sinatra – Antônio Martino Sinatra - imigrou para os Estados Unidos em 1903. Em 2015, Sinatra completaria 100 de idade se estivesse vivo.

Já Édith Piaf é francesa. Se estivesse viva completaria 100 anos de idade. Segundo Mário Buri, é uma das mais conceituadas – apesar da origem francesa, mas descendente de italiano – cantoras em território italiano.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114