Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 03 de setembro de 2015, 19h18

Conferência Anprotec: momento de consolidação da C, T & I em Mato Grosso


Na manhã desta quinta-feira (03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), foi realizado o pré-lançamento da 25ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Estiveram presentes autoridades do governo estadual, da academia e de instituições do setor produtivo.

Para a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, os princípios da inovação, sustentabilidade e empreendedorismo são fundamentais para alicerçar o desenvolvimento de maneira efetiva e sustentável no Estado.

“Portanto, celebramos a vinda da Conferência Anprotec, em um momento no qual é importante se contagiar com esses princípios e diretrizes e com a sinergia de todos os agentes envolvidos. As universidades são responsáveis por 90% das pesquisas em todo o Brasil. Mas estamos conscientes da importância de trazer a inovação e empreendedorismo na formação de nossos jovens, trazendo possibilidades a eles em prol do crescimento de nossa sociedade e nação. Estaremos recebendo os conferencistas de braços abertos”, frisou Maria Lúcia.

O vice-reitor João Carlos de Souza Maia comentou que esta é uma oportunidade maravilhosa de mobilização e articulação em prol do conhecimento. “Estamos no caminho certo, para que a inovação e o empreendedorismo sejam fatores importantes para que as empresas estejam sempre em crescimento no Estado”, disse Maia.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, afirmou que é importante se conscientizar sobre a importância desses aspectos e o potencial de contribuição para o fortalecimento econômico e social.

“Na próxima segunda-feira (07), celebraremos a independência política de nosso país. Agora estamos engajados pela independência tecnológica e de conhecimento, pois importamos ainda muitos produtos que têm pesquisa e inovação agregados. Desde o primeiro dia desta gestão, demonstramos engajamento. Agregamos a Inovação em nossa secretaria de Ciência e Tecnologia, o Parque Tecnológico em breve será instalado e estamos discutindo a política de Estado de C, T &I”, destacou Taques.

O secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Elias Alves de Andrade, que representou a secretária Luzia Trovo na ocasião, disse que “esta é uma conquista épica, a partir do momento em que fomos eleitos a sede na edição de 2013, em Recife. Isso demonstra a força e potencial pela articulação de todos os agentes: governo, academia, entidades e instituições. Nesta gestão, tudo funciona, sendo discutido de forma interdisciplinar. Diversas secretarias estão presentes nas discussões”, afirmou Andrade.

Por sua vez, o diretor da Anprotec, Tony Chierighini, apresentou a programação, que consiste em workshops, minicursos, fóruns, sessões plenárias, sessões e visitas técnicas. “Até agora, 14 países confirmaram presença no evento. Esperamos em torno de mil pessoas para a Conferência em Cuiabá e grandes representantes de nível internacional já confirmaram a presença. O Parque Tecnológico, que virá a Mato Grosso, não é uma fortaleza com muros fechados – ele é a cara da cidade. O trabalho de tecnologia tem como cerne a cidade. Experiências em outros centros atestam que, com a cooperação de todos, a C, T & I ajudou a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da localidade”, comentou Chierighini.

O gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Célio Cabral de Souza Júnior, ficou contente e satisfeito com a articulação e força que Mato Grosso tem demonstrado na organização da Conferência. “O Sebrae sempre apoiou a inovação, a realização de eventos como este e as incubadoras. Este momento é preciso no fomento e apoio aos pequenos negócios. Para 2016, teremos uma chamada pública de subvenção para projetos de inovação voltados a pequenos negócios”, disse Souza Júnior.

O coordenador do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), Antonio Carlos Trita, comemorou o fato de que a Conferência “reuniu o melhor que existe da academia, governo e instituições”. Além disso, todos os agentes incorporaram de forma efetiva a C, T & I em suas agendas. “Agora, está em construção um resultado que mudará a perspectiva da economia mato-grossense em dois ou três anos. A inovação e empreendedorismo são fatores-chaves para agregar valor aos nossos produtos, já que Mato Grosso é conhecido pela exportação de commodities”, declarou Trita.

O presidente da Arca Multincubadora, Wilson Luconi, um dos principais organizadores locais, enalteceu o apoio de todos, desde a confirmação da sede em 2013. “Nosso objetivo foi criar um clima favorável para a pesquisa e inovação. Em dois anos, conseguimos atestar que foi possível. Há a discussão de uma criação de política de estado para o segmento. A sustentabilidade e o empreendedor como protagonista, temas desta conferência, estão perfeitamente em sintonia com as características de Mato Grosso”, pontuou Luconi.

O vice-presidente da Fiemt e presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), Sílvio Rangel, reforçou a atuação de forma articulada de todos em prol da cultura de inovação. “Estamos caminhando. Mensalmente, o Cointec realiza reuniões, de atualização sobre o cenário atual e novas perspectivas. Também criamos, juntamente com 17 entidades, o Movimento Mato Grosso Competitivo, que visa realizar outras iniciativas para a eficiência na produtividade e inovação tecnológica.”

Estiveram presentes também, no pré-lançamento, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Máximo, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), José Bispo Barbosa, a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT, Walquiria Martinho e demais secretários de Estado.

A UFMT também esteve presente no aspecto cultural e artístico. Integrantes da Orquestra Sinfônica tocou algumas músicas do cancioneiro popular brasileiro, além de instalações do artista Luís Segadas, por meio da mostra “#POS”, que consiste em suscitar reflexões sobre o paradigma atual do uso dos recursos naturais.

Na instalação principal, Segadas utilizou tampas de garrafas descartáveis como matéria-prima. “Quando um artista propõe a valorização de materiais de descarte, ele está sugerindo a valorização do que normalmente é desvalorizado no mercado do consumo”, alertou o artista. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114