Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 04 de setembro de 2015, 10h57

Exposição fotográfica retrata o cotidiano da comunidade de Mata Cavalo


Obras serão expostas no Museu Histórico de MT

Nesta sexta-feira (04) começa a exposição Mata Cavalo - Cores e Pessoas, no Museu Histórico de Mato Grosso, onde o fotógrafo Marcus Mesquita traz um pouco do cotidiano da comunidade Quilombola de Mata Cavalo. "Trata-se de parte de um trabalho fotográfico registrado há mais de quatro anos", explica.

Composta por 17 obras, a exposição é resultado de uma realização pessoal do profissional. O projeto fotográfico mostra a riqueza das cores, vestimentas, cultura e religião de um povo simples e simpático; além do cerrado com árvores retorcidas, a atmosfera e, sobretudo, a história do lugar que seduziu e ainda surpreende o fotógrafo.

"As pessoas dali, mesmo com pouco, desfrutam da vida com simplicidade e sorriso no rosto. Hoje posso dizer que tenho, além de amigos, uma nova família no Quilombo. Para realizar as fotos fiquei hospedado, algumas vezes, nas casas de moradores e fui muito bem recebido. Quero mostrar o dia-a-dia da comunidade quilombola", enfatiza Marcus.

Marcus Mesquita é natural de Alto Araguaia (MT), radicado em Cuiabá e fotógrafo há quase sete anos. Autodidata, seus trabalhos fotográficos têm cunho autoral, documental e de viagem, destacando-se de forma criativa com um novo olhar sobre a sociedade, o cotidiano e as culturas. Já fotografou em países como Bolívia, Chile, Equador e Peru, onde neste último desenvolve um projeto desde 2012, denominado “Yo Soy Machu Picchu”.

O fotógrafo conquistou ainda o prêmio Arne Sucksdorff de Fotografia em 2012 e o prêmio Jovem Arte de Mato Grosso em 2014, tendo participado de diversas exposições coletivas onde, com destaque, muitas das suas imagens receberam menções honrosas.

Serviço - A exposição Mata Cavalo - Cores e Pessoas acontece entre os dias 04 e 26 de setembro no Museu Histórico de Mato Grosso. Horário de funcionamento: Terça a Sexta- 9h às 17h e sábado das 8h às 17h.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114