Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 05 de outubro de 2015, 19h54

3ª edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso será em outubro


A terceira edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (Flimt), que será realizada no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos dias 21, 22 e 23 de outubro, traz o tema “A sabedoria das Matas ecoando na cidade”.

O principal objetivo da feira este ano é fomentar o entendimento do Brasil indígena contemporâneo e o acesso da sociedade mato-grossense ao livro e à leitura.

O Estado de Mato Grosso é pioneiro em todo país com esta iniciativa de abrir espaço para divulgar a cultura, tradições e história do índio. O evento, que terá exposições de livros, pintura, adornos tradicionais, entre outras manifestações da cultura do índio, é uma oportunidade de exposição da literatura produzida pelo escritor indígena e do trabalho do pesquisador índio ou não índio.
A Flimt foi um dos dez eventos selecionados no Brasil pelo Edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários 2014, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Histórico - Na primeira edição, em 2009, o destaque foi a presença do Cacique Raoni. A Feira contou com a participação de alunos e professores de instituições de ensino de Mato Grosso, resultando em um público superior a duas mil pessoas por dia.
O evento contou ainda com a presença de representantes de 32 etnias indígenas do país, na sua maioria da Amazônia brasileira, além de pesquisadores das Universidades Federais de Mato Grosso e do Rio de Janeiro.

Um dos produtos resultantes do evento foi o livro “Antologia Indígena”, com textos literários de 17 escritores indígenas. Em 2011, o acesso da população de Mato Grosso às obras literárias indígenas e não indígenas a preços acessíveis e o conhecimento sobre o universo cultural dos povos indígenas brasileiros foram alcançados.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114