Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 06 de outubro de 2015, 10h20

Ingrid Bergman brilha em 'Sonata de outono', atração no Arsenal


Pianista de sucesso é confrontada pela filha após anos de negligência familiar em “Sonata de Outono” (Höstsonaten, 1978, 93 minutos), de Ingmar Bergman, atração dessa terça-feira (06), às 19h, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

A exibição dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão eVivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso.

Cada sessão é iniciada com a apresentação dos filmes programados. Após exibição, os participantes conversam sobre os filmes. A produtora cultural Juliana Curvo fará o comentário da sessão.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

Sobre o filme

Em “Sonata de Outono”, a virtuose do piano Charlotte (Ingrid Bergman) visita a filha Eva (Liv Ullmann) no interior da Suécia após um longo tempo sem contato próximo. Em virtude do foco na carreira, Charlotte foi uma mãe ausente para Eva, e não está a par do estado de saúde da outra filha, Helena, que tem problemas mentais. A tensão entre Charlotte e Eva cresce lentamente na medida em que ambas começam a dar vazão a coisas que ficaram por muito tempo sem serem ditas.

Ingmar Bergman e Ingrid Bergman queriam trabalhar juntos já havia alguns anos. Essa foi a única parceria entre os conterrâneos de mesmo sobrenome (Ingrid e Ingmar não tem qualquer parentesco), e rendeu indicações ao Oscar de melhor atriz para Ingrid e de roteiro original para Ingmar. “Sonata de Outono” recebeu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1979. Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “Morangos silvestres”, “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

Na próxima terça-feira, 13 de outubro, será exibido “Da vida das Marionetes” (Aus dem Leben des Marionetten, 1980).

Sobre o Sesc

O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo estacionamento com entrada pela rua lateral, gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade, devendo-se carimbar o ticket para isenção do pagamento da taxa). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114