Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 09 de outubro de 2015, 13h47

Amigos realizam missa de Sétimo Dia para Rômulo Netto


Colegas de trabalho convidam para a missa de sétimo dia do jornalista e escritor Romulo Carvalho Nétto. A celebração será neste sábado (10), às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Guia, no Coxipó. Ele faleceu no último dia 04, em Curitiba (PR), para onde havia se mudado em abril deste ano.

Servidor técnico- administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso ((UFMT) deste os primeiros anos da Instituição, Rômulo passou pela assessoria de Gabinete da Reitoria, foi presidente da Comissão Permanente de Concurso Vestibular (Copeve) e presidente do Conselho Editorial da Editora Universitária. “Ele dedicou seu trabalho como Gerente da Gráfica da UFMT (inicialmente chamada de Imprensa Universitária) até sua aposentadoria”, lembra a amiga Eliane Maria de Miranda.

Dedicado às artes gráficas, de início Romulo escreveu, diagramou e imprimiu seus livros de poesia artesanalmente. Suas obras constam de títulos como “Mão de Vaca o Imperador de Tatulandia”, “Limites”, “Ameríndia”; da coletânea “Os Deserdados da Sorte”, com apresentação de Manoel de Barros; e “Não fala – a história de um autista”, publicado em 2011, entre outros. Depois de aposentado, atuou como assessor da Superintendência de Política Indigenista, órgão da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso e nesse período foi coautor do livro “Universidade Ameríndia – a moderna política indigenista de Mato Grosso” e deu continuidade à produção de novas obras literárias.

Mineiro de Paracatu, que viveu a maior parte da vida em Cuiabá, Romulo era “um homem de livros poder-se-ia dizer”, escreve o professor Mário Cezar Leite, na apresentação de “Bom dia senhor presidente”, publicada no Face do escritor. Tinha 14 livros publicados e 18 inéditos.

Mas, também, era um homem da família, porque entre os colegas da UFMT era incansável ao falar de livros e de suas mulheres - a esposa, Elisabeth, a quem carinhosamente citava como Beth, sua grande parceira e apoiadora - e mudou-se com ela para Curitiba para ficar perto das filhas Stephanie e Laura. Despediu-se aos 69 anos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114