Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Sexta, 09 de outubro de 2015, 16h19

Reitora recebe coordenador da Capes na área de Astronomia-Física


A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Maria Lúcia Cavalli Neder, recebeu, nesta manhã (9), no gabinete da Reitoria, o coordenador da área de Astronomia/Física junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sylvio Roberto Accioly Canuto. Ele veio a Cuiabá para ministrar a conferência “Estrutura Eletrônica de Líquidos Moleculares – Combinando Mecânica Quântica e Mecânica Estatística”, no encerramento da 12ª Escola Mato-Grossense de Física.

Eles conversaram acerca dos critérios de avalição de programas de pós-graduação estabelecidos pela Capes. Maria Lúcia ressaltou a necessidade de aprimoramento e relativização dos parâmetros utilizados pelo órgão nas apreciações dos programas, dada a idiossincrasia de cada região. Ela citou como exemplo a dificuldade de manter professores doutores nos câmpus afastados dos grandes centros, principalmente nas áreas de Engenharia e Medicina.

Canuto reconhece a dificuldade, e recomenda que os cursos estabeleçam grupos experimentais. Ele acredita que essa realidade possa melhorar com a criação do curso de Doutorado em Física, em fase de implantação. Canuto ressaltou ainda a importância das Universidades no desenvolvimento de qualquer país. “A UFMT está no caminho certo, pois vem buscando a excelência não apenas dos cursos que precisam melhorar a nota, mas também daqueles que já alcançaram patamares mais elevados”, concluiu.

Sylvio Canuto é bacharel e mestre em Física pela Universidade de Brasília e doutorado em Química Quântica (1979) pela Universidade de Uppsala (Suécia). Foi professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1989-1994), sendo atualmente professor titular do Instituto de Física da USP. Foi professor visitante em mais de 20 diferentes instituições internacionais. Foi chefe do Departamento de Física Geral do IFUSP (2008-2012), tendo sido chefe do Departamento de Física da UFPE (1989-1991) e chefe do departamento de Física dos Materiais do IFUSP (2004-2006).

Sua especialidade está em Teoria de Muitos Corpos, Simulação Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase no estudo de efeitos de solvente em espectroscopia e reatividade de líquidos moleculares. É autor ou coautor de mais de 200 artigos publicados. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Coordenador da Área de Astronomia/Física junto à Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

12ª Escola Mato-grossense de Física reuniu professores de diversas regiões do Brasil e de outros países do dia 06 até hoje (09). O evento é tradicional do Instituto de Física da UFMT, com o propósito de agregar físicos estudantes mato-grossenses e de estados vizinhos, estimulando o intercâmbio de saberes. Os principais temas apresentados foram nanotecnologia, física quântica, espectrologia, grafeno e materiais 2D, a pós-graduação em Física na região amazônica, ciência no ensino de Física, computação quântica e fotossíntese. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114