Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 09 de outubro de 2015, 17h10

Festival do Japão começa hoje no Sesi Papa


Começa nesta sexta-feira (09.10), no Sesi Papa, o 4º Festival do Japão-MT, maior encontro da comunidade nipo-brasileira de Mato Grosso. O evento, que vai até o dia 12 de outubro, é uma realização do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Prefeitura de Cuiabá, Associação Nipo Centro-Oeste do Brasil e Consulado Geral do Japão.

O Festival do Japão-MT tem como objetivo fomentar, divulgar e preservar a cultura japonesa e suas diversas manifestações. A programação, aberta ao público das 18h às 23h, conta com apresentações de músicas instrumentais, danças típicas, exposições e oficinas de arte. A entrada é gratuita.

Além das atrações culturais como dança, Cosplays, Miss Nikkey, shows e culinária típica, este ano o Festival terá demonstrações, oficinas e desafios em várias modalidades esportivas.

Um dos desafios será realizado pelo ícone do tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama. O participante que conseguir devolver cinco saques será premiado com uma motocicleta.

"Teremos também uma gaiola inflável para rebatidas de beisebol. Toda estrutura será trazida dos Estados Unidos pela MLB (Major League Baseball) para que as pessoas possam ter a experiência de um primeiro contato com esse esporte. Nessa mesma área esportiva haverá uma tenda de artes marciais com várias apresentações", afirma Yuji Izawa, presidente da comissão organizadora do Festival do Japão-MT.

No quesito gastronomia, o evento promete agradar a todos os gostos. A praça de alimentação terá 30 estandes instalados para oferecer diversos pratos da culinária japonesa. A expectativa é de que circulem pelo Festival cerca de 100 mil pessoas.

Cosplays

Uma das atrações do Festival do Japão-MT é o concurso Gekijou Cosplay, que elegerá a melhor dupla cosplay (representação de personagem a caráter) dessa edição.

O concurso cultural é aberto para pessoas a partir de 14 anos, com autorização do responsável. Serão considerados válidos os cosplays originados de qualquer tipo de mídia oficial (desenhada, filmada, games, etc), não importando a origem étnica.

A caracterização cosplay é bem aceita pela sociedade e super esperada por aqueles que participam do evento, afirma Sólon Otomura, coordenador cultural do Festival.

"No geral, as pessoas os recebem bem. Tiram fotos juntos, fazem as poses dos personagens e os próprios cosplayers se sentem felizes em serem reconhecidos pelo trabalho que fazem. Inclusive, eles são os que mais atraem o público jovem para o Festival do Japão", enfatiza.

Mesmo não participando do concurso este ano, a cosplayer Carolina Sousa, também conhecida como Sakura Amai, é presença confirmada no evento. Adepta à caracterização há alguns anos, ela conta que esteve em todas as edições do Festival do Japão-MT.

"Participo do Festival desde a primeira edição, no ano de 2011. Gosto de ir de cosplay, a receptividade do público é muito boa. Desde a segunda edição temos no evento o Stand Cosplay, um espaço para descansar, tirar fotos e conversar calmamente com as pessoas e outros cosplayers".

Carolina fez o seu primeiro cosplay em 2007, mas somente em 2011 começou a investir no hobby, ganhando até concursos regionais. Em média, "Sakura" já fez em torno de 65 personagens.

"Já ganhei alguns concursos de apresentação, mas acabei me focando em ensaios fotográficos. Consegui prêmios com as fotos e inúmeras oportunidades, como publicações em revistas nacionais e internacionais, até entrevista para a tv japonesa NHK".  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114