Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quarta, 25 de novembro de 2015, 17h58

Hoje tem Ballet Luciana Lins no Teatro Zulmira Canavarros 'Giselle e o Despertar das Estações'


Espetáculo “Giselle e O Despertar das Estações” leva ao espaço cultural da Assembleia Legislativa 86 bailarinos, entre crianças, jovens e adultos.

Sob a direção geral e artística da bailarina e coreógrafa Luciana Lins, 86 bailarinos com idade entre três e trinta anos subirão ao palco no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros para apresentar o espetáculo “Giselle e O Despertar das Estações”, nesta quarta-feira (25), às 19h.

A apresentação acontecerá em dois atos entrelaçados. Primeiro, entra o corpo de bailarinos “mais avançados” que interpretarão o segundo ato do clássico “Giselle”. Em seguida, o elenco completo de bailarinos, com “O Despertar das Estações”.

Foto: Ronaldo Mazza

Bailarina clássica e de jazz há 16 anos, Luciana Lins ensina dança nos colégios Ipê, São Mateus, Construindo o Saber, Metha, Educa Ativa e na Escola ABC. Muitas das crianças e jovens que irão apresentar o espetáculo foram selecionadas por ela entre seus alunos.

Iselle - O balé “Giselle” é uma das histórias mais românticas do ballet clássico, uma história de paixão, amor, tragédia e perdão.

O balé conta a história de Giselle, uma camponesa que tem a saúde frágil e que ama dançar. Ela se apaixona por Albretch, um príncipe, que, para fugir da sua vida, vai viver na vila onde Giselle mora, disfarçado de camponês. Ele também se apaixona por Giselle. Mas Albrecth não conta a ela que é príncipe e que tem uma noiva.

Na vila onde Giselle mora tem o camponês Hilarion, que é apaixonado por Giselle, ao ver que a moça está apaixonada pelo príncipe Albretch, passa a seguir o príncipe e descobre seu segredo.

Sem pensar, ele vai correndo até Giselle para contar, mas ela não acredita. Porém, a cavalaria real e a noiva do príncipe Albretch aparecem no vilarejo à procura dele. Nesse momento, o mundo de Giselle cai.

Ao descobrir a farsa, a ingênua jovem fica inconsolável, não resiste à decepção e morre, tornando-se uma Willi, alma das donzelas que morrem às vésperas do casamento.

A sepultura de Giselle se encontra numa clareira do bosque. Para lá se dirigem Hilarion e Albrecht para chorarem a morte da jovem. O espírito de Giselle surge a Albrecht. Ela agora é uma das Willis.

As Willis são donzelas encantadas, que em vida foram virgens infelizes e agora haviam jurado vingança frente a todos os homens. Elas aparecem na penumbra da noite e, ao encontrar rapazes na madrugada, os fazem dançar até a morte. A sua rainha é Myrtha, a qual com um aceno conclama da tumba todas as suas súditas, as Willis. Aparece Giselle, morta há pouco, é constrangida por Myrtha a dançar.

Ao ver Albrecht chorando em seu túmulo, Giselle fica comovida e se deixa conduzir num lindo pas de deux com seu amado arrependido. A dança deles, porém, é interrompida por Myrtha e a volta das Willis que capturam Hilarion e agora o fazem dançar até a morte. Albrecht é descoberto pelas Willis, que o cercam para fazê-lo dançar até morrer.

Giselle, porém, roga a Myrtha que o poupe e se oferece, por assim dizer, para substituí-lo. Em parte alternando, em parte dançando juntos, Giselle e Albrecht vão ao encontro da morte, até que um toque de sino anuncia o fim da hora dos fantasmas.

Albrecht, purificado da sua culpa, permanece vivo. O amor de Giselle o salvou, indo além da morte.

O Despertar das Estações - As Quatro Estações do ano são lembradas pela peculiaridade de cada uma delas, que transformam os dias num cenário desmontável, de cores, flores, sombras e calor.

As folhas vão caindo, e sorrateiramente o Outono vai tomando conta, trazendo consigo a beleza e o aconchego das folhas secas, das cores vermelhas, castanho e amarelo, que formam um lindo tapete, preparando os corações apaixonados para o vento frio do inverno.No Inverno as folhas dançam com o vento, que sopra assobiando, o céu escuro vai ficando de mansinho e as nuvens vão passando. Um frio de leve e uma brisa suave fazem relembrar com nostalgia, momentos mágicos perdidos no ar.

Todas as estações têm beleza e encanto próprio, mas a Primavera uma das mais belas, enche de cores os jardins, sua essência floresce e desabrocha rosa, traz no ar o teu perfume. Com seu charme e colorido deixa tudo mais bonito.

Verão, estação do calor, ele fecha e abre o ano radiante, mês das férias, da alegria, do descanso; o calor do verão é envolvente nos faz sonhar, viver e reinventar, aproveitar a família, passear de barco, dormir na rede da varanda e aproveitar o mar. É a estação da luz, das cores.

Serviço:

O Que: Espetáculo de balé clássico “Giselle e O Despertar das Estações”, com o Ballet Luciana Lins

Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Quando: Nesta quarta-feira (25), às 19h

Quanto: R$ 30

Ingressos: Reservas via whatssap 9302-5101, ou à entrada do espetáculo, na bilheteria do Teatro

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114