Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sábado, 28 de novembro de 2015, 09h49

Atrações culturais no Seminário de Formação Artística e Cultural


Foto: Sérgio Bernado

Entre sanfonas, atrações teatrais e a alegria do circo, Brasília receberá, durante três dias, uma importante discussão sobre a formação de artistas, professores, gestores e sobre seu papel na formação cultural em todo o País. O Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, que será realizado entre os dias 1 a 3 de dezembro, em Brasília, terá apresentação de vários artistas e grupos, muitos deles resultado do trabalho desenvolvido por escolas e centros de Arte. As atrações ocorrerão intercaladas à programação.

Realização da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultura (Sefac) do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), o seminário receberá cerca de 400 instituições convidadas, que debaterão as bases do Programa Nacional de Formação Artística e Cultural e a formação da Rede Nacional de escolas, centros e iniciativas de formação artística e cultural, públicas ou privadas, além de universidades e institutos federais. Mais de 600 pessoas já se inscreveram para as atividades, que serão realizadas na Funarte Brasília e na Escola Nacional de Choro Raphael Rabello – Clube do Choro.

No primeiro dia de evento, os jovens da Orquestra Sanfônica Graciosa, de Palmas (TO), se apresentarão, às 14 horas, no Teatro Plínio Marcos, no Centro Cultural Funarte. O grupo, formado por 32 alunos de escolas públicas da capital tocantinense, irá apresentar canções brasileiras ao som de acordeões.

No mesmo teatro, às 18h30, quem fecha o primeiro dia é a Orquestra Retocando, de Itaperuna (RJ). São 40 meninos e meninas a partir de 10 anos, que irão tocar desde musica erudita à popular brasileira. Logo após o almoço do segundo dia, a alegria do Grupo Os Cabinhas irá contagiar os participantes.

Na tarde do último dia, as atrações ficam por conta do Grupo de Percussão Erudita da Universidade de Campinas (GRUPU), dos alunos do Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo (às 15h) e, para fechar o evento, da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (RJ).

O desenvolvimento da dança na cultura popular brasileira. Esse é o tema da aula-espetáculo Com Passo Sincopado, idealizada e ministrada pelo multiartista Antonio Nóbrega, que será realizada na quarta-feira (2) no Centro Cultural da Funarte, em Brasília. A atração fecha o segundo dia do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural e será aberta ao público, com retirada de senha antes do espetáculo (sujeita à lotação da sala).

O artista, acompanhado dos bailarinos Alison Lima e Maria Eugênia Almeida, apresentará sua visão sobre a dança brasileira contemporânea. No espetáculo, Nóbrega revela passos, saltos, giros e gingados, aproximando o público de forma sensorial e intelectualmente do rico universo da cultura popular.

"Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e, hoje, procuro entender de onde provem o seu rico imaginário. Vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu País".  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114