Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 27 de novembro de 2015, 07h54

Festival acontece em Alta Floresta a partir desta sexta-feira (27)


Começa nesta sexta-feira (27) mais um evento do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, desta vez na região Norte do estado. O Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense está na 6ª edição e é realizado pelo Teatro Experimental de Alta Floresta até o dia 02 de dezembro no Espaço Cultural Teaf.

A programação conta com espetáculos regionais e de grupos vindos de outras partes do país como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Brasília (DF). Além disso, há dois eventos paralelos, o Tertúlia Teatral e o Encontros Possíveis, ambos voltados para a discussão do fazer teatro.

Neste ano o Teatro Experimental de Alta Floresta está comemorando 27 anos de existência e, desde a sua fundação, sempre buscou contribuir, participar e promover ações para levar à formação de plateia, a fruição artística e a própria formação de atores e técnicos e grupos de teatro por meio do contato com outras obras e grupos/artistas do teatro.

Programação paralela

Além da apresentação de espetáculos teatrais o evento conta com a Tertúlia Teatral, que é o ouvir e falar sobre os modos de fazer teatro e trocar experiências com outros grupos. Entre os temas abordados estão a produção artística, circulação de espetáculos, processos de estudo e montagem, busca estética, pesquisas, envolvimento com a comunidade e política teatral, entre outros.

Além dos encontros com os grupos o Teaf, seguindo uma tradição em ofertar formações e oficinas à comunidade, realiza ainda a oficina de jogos teatrais com carga horária de 12 horas, dirigida a jovens e adolescentes, ministrada por atores grupo e auxiliada pelos alunos do Curso Livre de Teatro (oferecido pelo Teaf aos sábados). No encerramento da oficina é realizado um breve Cortejo Teatral, um grande convite para a comunidade apreciar a programação do evento.

A troca de vivências e capacitação será foco do Encontros Possíveis que reúne no município profissionais das artes cênicas que são referência na história do teatro mundial na contemporaneidade. O evento, idealizado pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais, está na sétima edição e acontece entre 27 de novembro e 1º de dezembro.

Neste período são ministradas oficinas, palestras e rodas de conversa em que mestres e aprendizes estão lado a lado, dividindo o mesmo espaço, sem as distâncias geográficas que por vezes separam os profissionais das artes cênicas de grandes técnicas praticadas em outros países.

O Encontros Possíveis nasceu em 2009 a partir da inciativa da Cia. Pessoal de Teatro a fim de criar uma ferramenta de formação e fruição em teatro contemporâneo em Cuiabá, além de ações de internacionalização do cenário das artes cênicas de Mato Grosso. A Cia Pessoal é composta pelas diretoras, atrizes e pesquisadoras, Juliana Capilé, Tatiana Horevitch e Daniela Leite.

Programação teatral

Olympia

Grupo Teatro Andante – Belo Horizonte (MG)
Dia 27/11 às 20h
Dia 28/11 às 21h30min

Tropeço

Cia Tato – Curitiba (PR)
Dia 28/11 às 20h
Dia 01/12 às 14h30

Oramortem

in-Próprio Coletivo – Cuiabá (MT)
Dia 29/11 às 20h
Dia 30/11 às 09h

Boé

Teatro Faces – Primavera do Leste (MT)
Dia 29/11 às 21h

Donzela Guerreira

Cia. Mundu Rodá – Campinas (SP)
Dia 01/12 às 20h
Dia 03/12 às 20h

Carriola

Grupo Celeiro das Antas – Brasília (DF)
Dia 02/12 às 9h30min  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114