Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 27 de novembro de 2015, 11h14

Juca Ferreira participa de Encontro de Culturas Populares nesta sexta-feira


Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, é palco do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. A programação do evento visa fortalecer a cultura popular brasileira e conta com apresentações das mais diversas manifestações populares, além de cortejos, shows, mostras de cinema, fóruns, oficinas e seminários.

Nesta sexta-feira (27), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, estará no evento. Ele participará do lançamento do Canal da Cidadania e de roda de conversa com fazedores de cultura da cidade, terra natal de Virgulino Ferreira, o famoso cangaceiro Lampião.

Durante a roda de conversa, os participantes poderão perguntar e sugerir propostas sobre diversos temas, como patrimônio imaterial, cultura afro, artesanato, agenda indígena e Pontos de Cultura, entre outros. Além de Juca Ferreira, estarão presentes o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Pola Ribeiro, e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

O ministro também vai anunciar que a cidade de Serra Talhada foi a única selecionada do Edital Comunica Brasil para receber o Canal da Cidadania. Por meio da tecnologia digital, o Canal permitirá a criação de quatro TVs locais nas cidades selecionadas. O edital para instalação do canal no município pernambucano está na fase final de seleção.

O IX encontro é realizado pela prefeitura de Serra Talhada, com apoio do MinC, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Canal da Cidadania

O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da administração pública de forma direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais.

Um mesmo canal pode conter quatro programações independentes: uma TV da Prefeitura, uma TV Pública Estadual e duas TVs Comunitárias. Dentre os principais objetivos a serem atendidos pelo Canal estão: a busca pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social, o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. Além disso, pretende-se fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local e regional, e atuar na prestação de serviços de utilidade pública.

Trezentos e sessenta e oito municípios brasileiros estão com pedidos de outorga iniciados no Ministério das Comunicações – mas ainda não há nenhum Canal da Cidadania com processo finalizado e com o canal no ar.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114