Cuiabá | MT 19/03/2024
Variedades
Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 14h34

Fapesp participará de chamada com TA-P


Agência FAPESP – A FAPESP anuncia, em conjunto com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais (Trans-Atlantic Platform in Social Sciences and Humanities - TA-P), o lançamento, em março de 2016, de uma chamada internacional para apoio a projetos de pesquisa com a temática “Digging into Data”.

A chamada visa financiar pesquisas inovadoras para resolver problemas em Ciências Humanas e Sociais e que permitam explorar o uso de novas metodologias e/ou análises de big data na solução destes problemas. A FAPESP participará da chamada com 15 agências de fomento de outros países.

A chamada será dirigida a projetos que abordem tópicos de pesquisa em quaisquer disciplinas em Humanidades ou Ciências Sociais e que utilizem novas técnicas de análise de grandes volumes de dados digitais, mostrando como estas técnicas podem levar a descobertas teóricas. Tais projetos poderão utilizar quaisquer fontes de dados.

Plataforma Transatlântica T-AP

Criada em outubro de 2013, a Trans-Atlantic Platform (TA-P) é uma iniciativa de colaboração internacional sem precedentes entre agências de fomento das Américas e da Europa, em todas as disciplinas das Ciências Humanas e Sociais.

Um dos objetivos da TA-P é fortalecer a cooperação transnacional nessas disciplinas entre agências de fomento, entidades de pesquisa e pesquisadores. Dentre outras atividades, os membros que compõem a Plataforma trabalham para identificar objetivos comuns e prioridades emergentes de pesquisa. A TA-P também visa facilitar a formação de redes em Ciências Humanas e Sociais e disciplinas de outras áreas.

Digging into Data Challenge

A iniciativa “Digging into Data Challenge” foi criada em 2009 com o objetivo de financiar pesquisas de ponta em Ciências Humanas e Sociais que tenham necessidade de manipular grandes volumes de dados.

Sua próxima edição, a ser lançada em março de 2016, sob os auspícios da TA-P, visa apoiar pesquisas colaborativas entre Europa (Alemanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Países Baixos e Portugal), América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) e América do Sul (Brasil e Argentina).

Detalhes sobre a chamada estarão disponíveis no site Digging into Data Challenge a partir do início de março. Outros detalhes também podem ser obtidos via Twitter (@DiggingIntoData).  

Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114