Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Quinta, 14 de abril de 2016, 22h35

Liceu Cuiabano sediará evento sobre cuidados com a voz


Você já verificou a saúde de sua voz? Assim como as demais partes do corpo humano, a voz precisa de cuidados. Para conscientizar a sociedade sobre a importância disso a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realizam nesta sexta-feira (15.04) um evento que reúne palestras, oficinas e atividades culturais.

Com o tema “Dia Internacional da Voz 2016: voz profissional”, alusivo ao Dia Internacional da Voz que é comemorado em 16 de abril, a ação ocorre no teatro da Escola Estadual Maria de Arruda Muller Liceu Cuiabano, em Cuiabá, das 8h às 18h. A programação inclui ainda triagens vocais e rodas de conversas, com foco nos cuidados da voz no trabalho.

“O evento foi organizado com uma programação variada, com a participação de profissionais abordando especificamente a voz. São otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, professores de canto, fisioterapeutas, psicólogos e professores de oratória. E ainda contará com a avaliação vocal durante todo o evento e apresentações artísticas musicais”, destacou superintendente de Gestão de Pessoas da Seduc, Otair Rodrigues Rondon Filho.

A abertura contará com apresentação do Coral da Seduc. Na sequência será ministrado a palestra “Conhecendo a minha voz”, com a fonoaudióloga e professora da Univag, Andreia Cristina Munzlinger. “A voz é a forma de comunicação mais utilizada pelo homem. Por isso, quando ela sofre alguma alteração ou quando não está de acordo com as características esperadas para o sexo, faixa etária e a demanda vocal, a qualidade de vida do indivíduo pode ser afetada”, explica.

No período vespertino estão previstas palestras e oficinas como a de aquecimento e desaquecimento vocal com a fonoaudióloga especialista em voz Célia Tabacchi e oficina coral com a musicista Helen Luce Campos, que é mestre em educação; e “Compreendendo os problemas da voz profissional”, com o otorrinolaringologista Helder Shibasaki.

A cantora cuiabana Ana Rafaela, que participou do programa global The Voice Brasil, também se apresenta durante o evento.

Profissionais da voz

De acordo com Andréia Munzlinger para determinado grupo de pessoas uma alteração vocal pode comprometer o exercício profissional. Nesse sentido, são denominamos profissionais da voz aquelas pessoas que dependem dela para exercer sua profissão. “Sabendo-se da importância da voz para as diferentes profissões, faz-se necessário promover a saúde vocal e prevenir a disfonia na população em geral”, destacou a fonoaudióloga.

A professora de Artes, da Seduc, Alda Araújo defende que a voz é tão individual quanto a impressão digital, e tem relação direta com a idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. “Por isso, é preciso cuidar dela em todas as fases da vida. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção. Diante de qualquer um desses sintomas, é preciso consultar um especialista”, orientou.

Programação

8h – Entrega de materiais
8h30 – Abertura com representantes parceiros
9h – Coral da Seduc-MT
9h15 – Palestra: “Conhecendo a minha voz”, com a fonoaudióloga Andreia Cristina Munzlinger dos Santos.
10h15 – Apresentação de música erudita, com Helen Luce, Alda Araújo e Iasmim Medeiros (voz), William Costa (violonista) e Taís Helena Palhares (pianista).
10h30 – “O uso da voz como instrumento de transformação social”, com o professor de oratória Gabriel Plácido de Barros.
11h – ‘Aspectos psicológicos relacionados à voz”, com a psicóloga da equipe de Saúde do Trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Rafaela Reis Régis Fonseca.
13h30 – Atividade de ginástica laboral, com a fisioterapêutica da equipe de saúde do trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Sônia Vaucher.
14h – Oficina de aquecimento e desaquecimento vocal, com a fonoaudióloga Célia Tabacchi.
14h30 – Oficina Coral, com as professoras de canto Alda Araújo e Helen Luce Campos.
15h30 – Oficina: “A voz profissional cantada”, com a fonoaudióloga Cristine Puertas
16h30 – Apresentação musical, Ana Rafaela.
17h – “Compreendendo os problemas da voz profissional”, com o otorrinolaringologista Helder Shibasaki. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114