Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 19 de abril de 2016, 21h53

Instituto Memória faz exposições em Cuiabá e Nobres


Fablicio Rodrigues

O descobrimento do Brasil, os 180 anos do Parlamento Participativo e a história do município de Nobres são os temas de três exposições que estão em andamento organizadas pelo Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A primeira está sendo realizada no Ganha Tempo, centro de Cuiabá, e apresenta marcos e fatos históricos da época, a partir do acervo Portugal 1500 Brasil, doado ao Instituto Memória do Poder Legislativo por ocasião das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

A exposição mostra a história da chegada dos portugueses ao país e estará aberta para visitação até o dia 9 de maio. Estão expostos 22 banners e um livro que relatam os 500 anos da história brasileira. Em 2000, o Instituto Memória realizou, na antiga sede do Legislativo estadual, o Palácio Filinto Muller, na rua Barão de Melgaço, uma exposição mostrando os caminhos percorridos pelos portugueses até as terras brasileiras.

Naquele ano, o Instituto Memória foi presenteado com um exemplar do livro “A Mais Dilatada Vista do Mundo – Inventário da Colecção Cartográfica da Casa Ínsua” , Porto, Portugal. Vale destacar que a edição foi limitada em 1000 exemplares. A exposição iconográfica ilustra e narra a história do descobrimento, desde o princípio do século XV, quando os portugueses exploraram a Costa Africana e o Oceano Atlântico, até os dias atuais.

Outra exposição, “180 Anos do Parlamento Participativo”, mostrando a história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, acontece a partir de amanhã (20), no Centro de Eventos do Pantanal, durante a Feira Internacional do Pantanal.

A história do Parlamento, desde quando Mato Grosso era um estado uno, será mostrada em placas, livros, vídeos, farto material iconográfico, fotos e álbuns. Nos 180 anos, a Assembleia Legislativa ocupou quatro sedes.

A terceira exposição, sobre o aniversário de Nobres, será apresentada a partir do dia 29, na sede do município, é também composta por banners, fotos, livros e vídeos. Nobres está distante 140 quilômetros de Cuiabá, na região do médio-norte do estado. O município é cortado por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, propícias para o ecoturismo, o turismo contemplativo e a prática de esportes radicais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114