Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Sábado, 23 de abril de 2016, 14h28

Vanessa da Mata envia mensagem para alunos da escola onde estudou


A II Semana da Poesia realizada pelos alunos e professores da Escola Estadual Doutor Ytrio Corrêa, em Alto Garças, foi encerrada na praça central da cidade. “Foi um ato que partiu dos estudantes, uma manifestação espontânea para mostrar a produção à comunidade e fizeram bonito. Foi uma ação fora de sala de aula, não se limitando ao trabalho pedagógico”, explicou a coordenadora Dilma Rodrigues de Oliveira, que contabilizou a participação dos quase mil alunos que compõem as turmas dos Ensinos Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta edição, o projeto que é coordenado pelos professores Fernando Kovalesk e Talyta Couto, homenageou a cantora, poetiza e ex aluna da escola, Vanessa da Mata. O tema escolhido foi “Vem de berço, vem de raça”. A II Semana da Poesia foi realizada entre os dias 21 e 25 de março, com apresentação na praça central da cidade, no sábado dia 26.

“A Vanessa da Mata não pode comparecer por conta da agenda, mas mandou uma mensagem que foi mostrada para o público. Mas a família dela esteve presente, foi uma tia que trouxe a mensagem da cantora”, frisou a coordenadora, ao destacar que além dos professores da área de humanas, o projeto uniu todas as disciplinas.

O evento teve uma variedade de atividades, como declamação de poemas de diversos autores, entre eles, Mario Quintana e Ariano Suassuna, repertório musical apresentado pelos próprios alunos, teatro baseado nas composições da cantora. Até uma versão musical em inglês, composta pelos estudantes, com auxílio dos professores de Língua Inglesa, integrou a programação. O professor do curso de Letras da Unemat de Alto Araguaia, Isaac Newton Ramos, proferiu poesia.

“É uma ação importante que começou a ser idealizada no ano passado. O tema era livre, mas abordava obras literárias e de grandes poetas. Sem perder as características que marcam a Semana da Poesia, procuramos usar a dinâmica em homenagem a Vanessa da Mata, com composições criadas para ela pelos alunos”, relatou Talyta Coutos.

A estudante Tamares, do 7º ano do Ensino Fundamental, cantou a versão “Nossa Canção”. “Tamares tem uma voz muito boa, interpretou com muita firmeza”, elogiou a coordenadora.

Em uma mensagem por uma rede social, a cantora citou que estudou nesta escola estadual. “Esse colégio me traz lindas lembranças! Coisas que não vou esquecer jamais e que me fazem sonhar, criar, escrever, cantar e compõem o que sou”, disse a cantora.

“Não caiam nas manipulações das drogas. As drogas tiram o rumo, a saúde, a seriedade do destino e traz destruição! A droga te faz ficar ridículo, se achando poderoso, não encarando e não melhorando a realidade, perdendo a sua leveza. Estejam longe das drogas e suas ilusões. Eu só dei certo na vida até hoje, por estar longe delas e sendo organizada com a minha saúde e comprometimento e compromissos “, diz outro trecho da mensagem enviada pela cantora.

“É preciso ter caráter e lutar nas atitudes de retidão para vencer. Estejam sérios e não vendam por dinheiro, nem drogas, nem faltos motivos. Acreditem em si e de forças aos amigos para vencer! Sempre”, complementa.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114